A Educação de jovens e adultos: Inquietações, perspectivas e desafios
Resumen
O presente estudo surgiu da prática realizada no estágio obrigatório dos Anos
Iniciais, no curso de Licenciatura em Pedagogia - Noturna, da Universidade Federal
de Santa Maria - RS, com vivências em uma turma de ensino da Educação de
Jovens e Adultos, momentos de muitos desafios, inquietações e estudos, mas
também de muitas aprendizagens para ambos. Tendo como objetivo de pesquisa,
analisar as práticas educativas desenvolvidas durante o estágio obrigatório dos Anos
Iniciais, realizado em uma turma na Educação de Jovens e Adultos - Etapa I
Alfabetização. As leituras que contribuíram na discussão, se apoiaram nos autores:
L’Ecuyer (2018), Arroyo (2017), Freire (1989), entre outros. A pesquisa é de
abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, sendo a prática realizada com
11 alunos da Etapa I - Alfabetização. Os resultados desta prática me aproximaram
com os sujeitos e com a prática do ensinar na Educação de Jovens e Adultos, bem
como a forma de abordar os temas, e possibilitando uma análise do Projeto
Pedagógico do Curso e das políticas públicas que asseguram o ensino na EJA e das
minhas práticas realizadas com uma turma da Etapa I. Conclui-se que para o ensino
da EJA é necessário algumas desconstruções ainda a serem feitas, como a não
infantilização dos materiais, e práticas como uso de diferentes materiais (rótulos,
jornais, revistas, panfletos, entre outros) e a valorização do que é feito pelos sujeitos,
bem como sair do espaço escolar e o uso dos jogos digitais pedagógicos.
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