dc.creator | Klettemberg, Janaina Schlickmann | |
dc.date.accessioned | 2024-01-09T11:37:45Z | |
dc.date.available | 2024-01-09T11:37:45Z | |
dc.date.issued | 2023-11-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31027 | |
dc.description.abstract | Test anxiety is a type of multifocal individual performance anxiety characterized by
psychological, physiological, and behavioral reactions towards school assessments.
Studies of this construct seek solutions for this situation that occurs at all levels of
education. Given this context, gamification presents itself as a strategy that can
reduce test anxiety, as its mechanism of use is precisely to promote a positive
experience. The research carried out was applied in nature, with exploratory and
descriptive objectives, with convergent mixed methods and characterized by a panel
of experts, opinion research and action research. To investigate whether test anxiety
decreases when using gamified school assessments compared to conventional tests,
some instruments were created to support this research. The first of these is also the
educational product, the development of a Set of Guidelines for Developing Gamified
School Assessments (Game-P), which presents guidance on how teachers can
transform conventional assessments into gamified assessments. These guidelines
were applied in the development of different gamified assessment models. Based on
the construction of these materials, a panel of experts was created for basic
education teachers with some knowledge of gamification and an opinion survey for
students in Elementary School - Final Years and High School. The objective of these
instruments was to present the research proposal and the instruments developed
and analyze, based on the opinion of experts and students, whether gamified
assessments can reduce test anxiety. In addition, the application of a reduced
version of the Test Anxiety Inventory (IAP), collecting information on the occurrence
of test anxiety. Action research was also carried out in 8th grade classes at a private
school in the Mathematics curricular component. The objective of this stage was to
implement all the instruments developed in a real situation, in order to carry out an
intervention, analyzing and reflecting on the results obtained. The results indicated
that there was an increase of 6 to 8 percentage points in the prevalence of test
anxiety, compared to data in the literature, and that the use of gamified assessments
has the potential to reduce this condition in basic education students. However, some
aspects need to be considered in future research, such as the profile of students,
teacher training on the topic and longitudinal effectiveness studies. These results
indicate that diverse assessment instruments, such as gamified assessment, can
reduce test anxiety and promote a positive, motivating and engaging experience. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gamificação | por |
dc.subject | Avaliação escolar | por |
dc.subject | Ansiedade de teste | por |
dc.subject | Saúde mental na escola | por |
dc.subject | Gamification | eng |
dc.subject | School evaluation | eng |
dc.subject | Test anxiety | eng |
dc.subject | Mental health at school | eng |
dc.title | Avaliação escolar e gamificação: estratégia para diminuir a ansiedade de teste | por |
dc.title.alternative | School evaluation and gamification: strategy to decrease test anxiety | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A ansiedade de teste é um tipo de ansiedade multifocal de desempenho individual
caracterizada por reações psicológicas, fisiológicas e comportamentais diante das
avaliações escolares. Estudos deste constructo buscam soluções para este quadro
que ocorre em todos os níveis de ensino. Diante deste contexto, a gamificação
apresenta-se como uma estratégia que pode diminuir a ansiedade de teste, pois seu
mecanismo de uso está justamente na promoção de uma experiência positiva. A
pesquisa realizada teve uma natureza aplicada, com objetivos exploratórios e
descritivos, com métodos mistos convergentes e caracterizando-se por painel de
especialistas, pesquisa de opinião e pesquisa-ação. Para investigar se a ansiedade
de teste diminui ao serem utilizadas avaliações escolares gamificadas em
comparação com os testes convencionais, foram elaborados alguns instrumentos
que alicerçam essa pesquisa. O primeiro deles é também o produto educacional, a
elaboração de um Conjunto de Diretrizes para Elaboração de Avaliações Escolares
Gamificadas (Game-P), que apresenta orientações sobre como os professores
podem transformar as avaliações convencionais em avaliações gamificadas. Essas
diretrizes foram aplicadas na elaboração de diferentes modelos de avaliações
gamificadas. A partir da construção desses materiais, foi elaborado um painel de
especialistas destinado a professores da educação básica com algum conhecimento
em gamificação e uma pesquisa de opinião para estudantes do Ensino Fundamental
- Anos Finais e Ensino Médio. O objetivo desses instrumentos era apresentar a
proposta da pesquisa e os instrumentos elaborados e analisar, com base na opinião
dos especialistas e dos estudantes, se as avaliações gamificadas podem reduzir a
ansiedade de teste. Além disso, a aplicação de uma versão reduzida do Inventário
de Ansiedade frente a Provas (IAP), coletando informações sobre a ocorrência da
ansiedade de teste. Também foi realizada uma pesquisa-ação em turmas do 8º ano
de uma escola privada no componente curricular de Matemática. O objetivo dessa
etapa foi o de implementar todos os instrumentos elaborados em uma situação real,
a fim de realizar uma intervenção, analisando e refletindo sobre os resultados
obtidos. Os resultados indicaram que houve um aumento de 6 a 8 pontos
percentuais na prevalência da ansiedade de teste, em comparação com dados da
literatura, e que o uso de avaliações gamificadas têm potencial para reduzir essa
condição em estudantes da educação básica. Contudo, alguns aspectos precisam
ser considerados em pesquisas futuras, como o perfil dos estudantes, a formação
docente sobre o tema e estudos de eficácia longitudinais. Esses resultados indicam
que instrumentos avaliativos diversificados, como a avaliação gamificada, podem
reduzir a ansiedade de teste e promover uma experiência positiva, motivadora e
engajante. | por |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Felipe Becker | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2277559773788201 | por |
dc.contributor.referee1 | Petri, Giani | |
dc.contributor.referee2 | Hounsel, Marcelo da Silva | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1593107712326311 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |