Mostrar registro simples

dc.creatorMüller, Juliana Cássia
dc.date.accessioned2024-01-10T10:59:05Z
dc.date.available2024-01-10T10:59:05Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31044
dc.description.abstractThis thesis seeks to reflect on the intersection between laughter and identity in two novels by Bernardine Evaristo, a black writer whose writing focuses on the representation of issues linked to migratory flows. Blonde Roots (2010) and Girl, Woman, Others (2020) were chosen for analysis. The first stages slavery through satire, in which there is an inversion in the roles of slave and master narrated by Doris and Kaga. The second reflects on the intersection of the lives of several black characters, most of them women, who face situations of vulnerability and violence. In each of them, the clash between groups is frequent, highlighting situations of inclusion and exclusion. At the same time, attempts at inclusion lead to the emergence of agency. The method of analysis in this research consists of observing comic manifestations in the following spheres: memorial impulses, hegemonic thinking, authority figures, gender roles, signs of agency and formulations of subjectivity. To this end, we use the theoretical propositions and concepts of Mikhail Bakhtin (1987), Henri Bergson (2018) and Vladimir Propp (1992), among others, in order to understand the concept of comic used in Evaristo's novels. With regard to the field of identities and the discussion of inclusion and exclusion, voices such as Bauman (2005), Appiah (2018), Dijk (1998), Palumbo-Liu (2000) and Silver (1994) are fundamental to understanding the concept of laughter in Evaristo's novels. With regard to the field of identities and the discussion on inclusion and exclusion, voices such as Bauman (2005), Appiah (2018), Dijk (1998), Palumbo-Liu (2000) and Silver (1994) are fundamental to understanding the relationship between the concepts. In short, the aim is to discuss how these discussions result in the use of the comic as a mechanism to represent repression.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBernardine Evaristopor
dc.subjectBlonde Rootspor
dc.subjectComicidadepor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectGarotapor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectOutraspor
dc.subjectLiteratura de fluxos migratóriospor
dc.subjectComiceng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectGirleng
dc.subjectWomaneng
dc.subjectOthereng
dc.subjectLiterature of migratory flowseng
dc.titleManifestações do cômico em romances de Bernardine Evaristopor
dc.title.alternativeManifestations of the comic in novels by Bernardine Evaristoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação busca trazer reflexões sobre a intersecção entre a comicidade e a identidade em dois romances de Bernardine Evaristo, escritora negra, cujo foco de escrita reside na representação de questões atreladas aos fluxos migratórios. Para a análise, foram escolhidas as narrativas de Blonde Roots (2010) e Garota, Mulher, Outras (2020). A primeira encena a escravidão a partir da sátira, em que há uma inversão nos papéis de escravo e senhor narrados por Doris e Kaga. Já a segunda reflete sobre o entrecruzamento da vida de várias personagens negras, em sua maioria mulheres e que enfrentam situações de vulnerabilidade e violência. Em cada uma delas, o embate entre grupos é frequente, ressaltando situações de inclusão e exclusão. Ao mesmo tempo, as tentativas de inclusão propiciam o aparecimento da agência. O método de análise desta pesquisa consiste em observar a manifestação cômica nas seguintes esferas: impulsos memoriais, pensamento hegemônico, figuras de autoridade, papéis de gênero, indícios de agência e formulações da subjetividade. Para tanto, são utilizadas as proposições teóricas e conceituais de Mikhail Bakhtin (1987), Henri Bergson (2018) Vladimir Propp (1992), dentre outros, a fim de compreender o conceito de comicidade empregado nos romances de Evaristo. No que diz respeito ao campo das identidades e da discussão sobre a inclusão e exclusão, vozes como Bauman (2005), Appiah (2018), Dijk (1998), Palumbo-Liu (2000) e Silver (1994) são fundamentais para a compreensão da relação entre os conceitos. Em suma, busca-se discutir como tais discussões resultam na utilização do cômico como um mecanismo para representar a repressão.por
dc.contributor.advisor1Mathias, Dionei
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0718781986349346por
dc.contributor.referee1Silva, Denise Almeida
dc.contributor.referee2Umbach, Rosani Úrsula Ketzer
dc.creator.Latteshttps://orcid.org/0000-0003-4157-2913por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International