Análise do ensino de meio ambiente nos cursos de relações internacionais de universidades públicas brasileiras
Resumen
O presente trabalho analisa como o ensino de Meio Ambiente está sendo desenvolvido nos
cursos de Relações Internacionais das universidades públicas brasileiras. Partindo do
pressuposto de que o Meio Ambiente é um fator crucial para as Relações Internacionais, o
trabalho tem como objetivo identificar o papel do Meio Ambiente nas Relações
Internacionais, bem como analisar quais as universidades públicas brasileiras possuem cursos
de graduação em Relações Internacionais e, nestas, analisar quais apresentam uma cadeira
sobre Meio Ambiente e a forma como o tema abordado no currículo. A hipótese adotada é de
que o ensino de Meio Ambiente está presente nos cursos de Relações Internacionais de
universidades públicas brasileiras sendo abordada de forma interdisciplinar e integrada nos
currículos desses cursos. O estudo se justifica na medida em que, apesar de um crescente
número de pesquisas tratar sobre o Meio Ambiente e às Relações Internacionais, notadamente
ainda são poucas pesquisas que abordam o ensino de Meio Ambiente nos cursos de Relações
Internacionais e a forma como o Meio Ambiente é abordado no curso de Relações
Internacionais de universidades públicas no Brasil. Dessa forma, a pesquisa se torna
necessária uma vez que busca promover uma base analítica sobre o Meio Ambiente e
aplicado no ensino de Relações Internacionais, criando um caminho para a criação de estudos
mais direcionados sobre o tema. Assim, propõe-se a realização de um estudo qualitativo e
quantitativo, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem indutiva e
método comparativo. Conclui-se que há o ensino de Meio Ambiente em universidades
públicas brasileiras e que possui uma ampla gama de tópicos abordados, mas a ausência de
uma estrutura integrada.
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