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dc.contributor.advisorBernardi, Giliane
dc.creatorJúnior, Fábio Corrêa Costa
dc.date.accessioned2024-01-10T15:34:53Z
dc.date.available2024-01-10T15:34:53Z
dc.date.issued2023-12-18
dc.date.submitted2023-12-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31059
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Sistemas de Informação, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe forms of interaction and knowledge exchange have been changing and adapting to human needs. Currently, several collaboration tools are used so that students can interact, as they are evolving along with technology. A large part of them is used online, enabling interaction between different people, thus creating collaborative networks. In addition to this, to help people engage, new strategies are increasingly being incorporated, such as the use of gamification elements, aiming to promote user engagement. Therefore, the objective of this work is the development of a gamified web platform that aims to help students collaborate with each other. Such a platform can be used by all individuals who wish to share study units to teach or learn about specific knowledge. Each unit can comprise different forms of activities such as: classes, workshops, courses and lectures. This research is characterized as exploratory and applied in nature because it aims to develop a product. It began with a bibliographic survey to highlight the problem and validate the feasibility of creating the project. Afterwards, a survey of functional requirements was carried out and, subsequently, the platform was modeled, as well as the technologies used were defined, continuing with the development stage. Periodically, throughout development, internal functionality tests were carried out to fix bugs and improvements. Finally, with the completion of product development, a usability assessment was carried out using a questionnaire, sent to undergraduate students in the Computing area at UFSM. Given the evaluation results, it is considered that the main objective of the work was achieved, as the application has a good degree of usability and is in accordance with the initial idea of the project. It is expected that, when using the platform, students who have some specific knowledge can pass it on to others, thus fostering their collaborative network.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlataforma Web Gamificadapor
dc.subjectRedes colaborativaspor
dc.subjectTroca de Conhecimentopor
dc.subjectGamified Web Platformeng
dc.subjectCollaborative networkseng
dc.subjectKnowledge Exchangeeng
dc.titleUniconecta: plataforma web gamificada para auxiliar na colaboração entre estudantespor
dc.title.alternativeUniconecta: gamified web platform to assist in collaboration between studentseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationSistemas de Informaçãopor
dc.description.resumoAs formas de interação e troca de conhecimento vêm mudando e se adequando às necessidades humanas. Atualmente, são utilizadas diversas ferramentas de colaboração para que estudantes possam interagir, dado que as mesmas estão evoluindo junto com a tecnologia. Uma grande parte delas é utilizada de forma online, possibilitando a interação entre diversas pessoas, criando, assim, redes colaborativas. Aliado a isso, para auxiliar no engajamento das pessoas, novas estratégias vem sendo cada vez mais incorporadas, como a utilização de elementos da gamificação, visando promover engajamento dos usuários. Desta forma, o objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de uma plataforma web gamificada que visa auxiliar os estudantes na colaboração entre si. Tal plataforma poderá ser utilizada por todos os indivíduos que desejem compartilhar unidades de estudo para ensinar ou aprender sobre algum conhecimento específico. Cada unidade pode compreender diferentes formas de atividades como: aulas, oficinas, cursos e palestras. Esta pesquisa é caracterizada como exploratória e de natureza aplicada porque visa o desenvolvimento de produto como objetivo. Iniciou com um levantamento bibliográfico para evidenciar o problema e validar a viabilidade de criação do projeto. Após, foi realizado um levantamento de requisitos de funcionalidades e, posteriormente, a modelagem da plataforma, bem como a definição das tecnologias utilizadas, dando seguimento à etapa de desenvolvimento. Periodicamente, ao longo do desenvolvimento, foram realizados testes internos de funcionalidades para correções de bugs e melhorias. Por fim, com a conclusão do desenvolvimento do produto, foi realizada uma avaliação de usabilidade por meio de um questionário, enviado a estudantes de cursos de graduação da área de Computação da UFSM. Diante dos resultados da avaliação, considera-se que o objetivo principal do trabalho foi atingido, visto que a aplicação possui um bom grau de usabilidade e está em conformidade com a ideia inicial do projeto. Espera-se que, ao utilizar a plataforma, os estudantes que disponham de algum conhecimento específico possam repassar o mesmo a outros, fomentando assim sua rede colaborativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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