Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino
dc.creatorDamin, Juliana Graziela Baum
dc.date.accessioned2017-07-17T12:14:58Z
dc.date.available2017-07-17T12:14:58Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3105
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014por
dc.description.abstractThe improvement in the quality of teaching goes beyond high technology equipments, fully equipped classrooms and graduated teachers, mostly when it comes to teaching students with special needs, that in additional to all the technology resources, need competent teachers that are willing to conduct a different work with them. In order to make that possible, the management team needs to be in line with the other school members. Therefore, we sought as the general objective of the research, investigating the contributions of the school management in the students with special needs literacy process in a municipal elementary school from Sapiranga town (RS). This research was based in a qualitative methodology, using the study case research in order to obtain relevant and susceptible to study considerations in any educational institution. In order to analyze the way the literacy process of that school occurs and how the school management contributes to make that happen, a questionnaire with open-ended question was organized, in order to enable an actual record of their considerations. According to the reports, we can see that the school management is a great responsible for the development of a qualified work related to the literacy of students with special needs. Thus, so that the students with special needs literacy to become possible, it is necessary that everyone involved with those students find out the role they play and ask for support whenever they judge it is necessary.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleA gestão e a organização da escola no processo de alfabetização do aluno de inclusãopor
dc.title.alternativeManagement and organization of the school student literacy process of inclusioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA melhoria na qualidade do ensino, vai muito além de materiais com alta tecnologia, salas de aula super equipadas e professores pós-graduados, principalmente quando se trata do ensino de alunos portadores de necessidades especiais, que além de todos recursos tecnológicos, necessitam de professores competentes e dispostos a realizarem um trabalho diferenciado com os mesmos. Mas para que isto seja possível a equipe gestora precisa estar em sintonia com os demais membros da escola. Deste modo, buscou-se como objetivo geral da pesquisa, investigar as contribuições da Gestão no processo de alfabetização dos alunos de inclusão em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Sapiranga (RS). Esta pesquisa fundamentou-se na metodologia qualitativa, utilizando-se da pesquisa do tipo estudo de caso, para obter considerações pertinentes e passíveis de estudo em qualquer instituição de ensino. Com o intuito de analisar de que forma ocorre o processo de alfabetização desta e escola e como a Gestão contribui para que isto ocorra, foi organizado um questionário com perguntas abertas, para que possibilitasse o registro real de suas percepções. Pelos relatos pode-se perceber que a Gestão Escolar é uma grande responsável pelo desenvolvimento de um trabalho qualificado com relação a alfabetização dos alunos de inclusão. Sendo assim, para que a alfabetização dos alunos de inclusão seja possível, é necessário que todos os envolvidos com estes alunos tomem conhecimento da função que exercem e busquem apoio sempre que julgar necessário.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto