Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossi, Jean Silveira
dc.contributor.advisorFanfa, Maurício De Souza
dc.creatorRodrigues, Ana Julia
dc.date.accessioned2024-01-10T15:38:14Z
dc.date.available2024-01-10T15:38:14Z
dc.date.issued2023-12
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31067
dc.descriptionProjeto experimental a ser apresentado ao Curso de Comunicação Social - Produção Editorial, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Comunicação Social - Produção Editorial.por
dc.description.abstractThe main objective of this experimental project is to explore the creation of literary text, as well as editorial and graphic projects for a children's book whose theme is: talents and professions. It also includes a proposal for presentation to a book publisher specialized in the children's book market. In such way, it includes the account of the creation of the story, the editorial production and the graphic production of this project is brought together, which, in turn, mainly covers the theoretical discussion about the importance of reading for people, especially children, based on Freire (1989), Meireles (1984), Caldin (2003), Ávila-Nóbrega e Mangueira (2021) and Nogueira (2020). Topics such as themes that provoke debates, dialogue and self-knowledge in children's books are highlighted on an editorial project which aims to stimulate debate and reflection on talents, gifts and professions narrated in an authorial story. The practical part of the project was based on studies on the production of children's books, according to Kohan (2013) and Santos (2022), and design studies, based on Lupton (2021), Haslam (2010), Lourenço (2011), White (2006) and Samara (2010). In the final considerations, we note the importance of children's literature for society and the need for the children's publishing segment to portray the most diverse themes so that dialogues are facilitated and expanded.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProjeto editorialpor
dc.subjectProjeto gráficopor
dc.subjectLivro infantilpor
dc.subjectInfânciaspor
dc.subjectProfissõespor
dc.subjectEditorial projecteng
dc.subjectGraphic projecteng
dc.subjectChildren’s bookeng
dc.subjectInfancieseng
dc.subjectProfessionseng
dc.titleTudo o que eu quiser ser: proposta de projeto editorial e gráfico de um livro infantilpor
dc.title.alternativeEverything I want to be: editorial and graphic project proposal for a children's bookeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Produção Editorialpor
dc.description.resumoO presente projeto experimental tem como principal objetivo explorar a criação de texto literário, projetos editorial e gráfico de um livro infantil que tem como temática: talentos e profissões. Inclui também proposta para apresentação a uma editora especializada no segmento infantil. Desse modo, reúne-se o relato da criação da história, produção editorial e produção gráfica deste projeto que, por sua vez, abrange principalmente a discussão teórica sobre a importância da leitura às pessoas, em especial às crianças, baseado em Freire (1989), Meireles (1984), Caldin (2003), Ávila-Nóbrega e Mangueira (2021) e Nogueira (2020). Destaca-se também a abordagem de temáticas que provoquem debates, diálogos e o autoconhecimento em livros infantis a partir de um projeto editorial, que visa estimular o debate e a reflexão sobre talentos e profissões narradas em uma história autoral. A parte prática baseou-se em estudos sobre produção de livros infantis, conforme Kohan (2013) e Santos (2022), e estudos de design, fundamentados por Lupton (2021), Haslam (2010), Lourenço (2011), White (2006) e Samara (2010). Nas considerações finais, observa-se a importância da literatura infantil para a sociedade e necessidade de que o segmento editorial infantil retrate as mais diversas temáticas para que diálogos sejam facilitados e ampliados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto