dc.contributor.advisor | Rossi, Jean Silveira | |
dc.contributor.advisor | Fanfa, Maurício De Souza | |
dc.creator | Rodrigues, Ana Julia | |
dc.date.accessioned | 2024-01-10T15:38:14Z | |
dc.date.available | 2024-01-10T15:38:14Z | |
dc.date.issued | 2023-12 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31067 | |
dc.description | Projeto experimental a ser apresentado ao
Curso de Comunicação Social - Produção
Editorial, da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM, RS), como requisito parcial
para a obtenção do título de bacharel em
Comunicação Social - Produção Editorial. | por |
dc.description.abstract | The main objective of this experimental project is to explore the creation of literary text,
as well as editorial and graphic projects for a children's book whose theme is: talents and
professions. It also includes a proposal for presentation to a book publisher specialized
in the children's book market. In such way, it includes the account of the creation of the
story, the editorial production and the graphic production of this project is brought
together, which, in turn, mainly covers the theoretical discussion about the importance of
reading for people, especially children, based on Freire (1989), Meireles (1984), Caldin
(2003), Ávila-Nóbrega e Mangueira (2021) and Nogueira (2020). Topics such as themes
that provoke debates, dialogue and self-knowledge in children's books are highlighted
on an editorial project which aims to stimulate debate and reflection on talents, gifts and
professions narrated in an authorial story. The practical part of the project was based on
studies on the production of children's books, according to Kohan (2013) and Santos
(2022), and design studies, based on Lupton (2021), Haslam (2010), Lourenço (2011),
White (2006) and Samara (2010). In the final considerations, we note the importance of
children's literature for society and the need for the children's publishing segment to
portray the most diverse themes so that dialogues are facilitated and expanded. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Projeto editorial | por |
dc.subject | Projeto gráfico | por |
dc.subject | Livro infantil | por |
dc.subject | Infâncias | por |
dc.subject | Profissões | por |
dc.subject | Editorial project | eng |
dc.subject | Graphic project | eng |
dc.subject | Children’s book | eng |
dc.subject | Infancies | eng |
dc.subject | Professions | eng |
dc.title | Tudo o que eu quiser ser: proposta de projeto editorial e gráfico de um livro infantil | por |
dc.title.alternative | Everything I want to be: editorial and graphic project proposal for a children's book | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social - Produção Editorial | por |
dc.description.resumo | O presente projeto experimental tem como principal objetivo explorar a criação de texto
literário, projetos editorial e gráfico de um livro infantil que tem como temática: talentos e
profissões. Inclui também proposta para apresentação a uma editora especializada no
segmento infantil. Desse modo, reúne-se o relato da criação da história, produção editorial e
produção gráfica deste projeto que, por sua vez, abrange principalmente a discussão teórica
sobre a importância da leitura às pessoas, em especial às crianças, baseado em Freire (1989),
Meireles (1984), Caldin (2003), Ávila-Nóbrega e Mangueira (2021) e Nogueira (2020).
Destaca-se também a abordagem de temáticas que provoquem debates, diálogos e o
autoconhecimento em livros infantis a partir de um projeto editorial, que visa estimular o
debate e a reflexão sobre talentos e profissões narradas em uma história autoral. A parte
prática baseou-se em estudos sobre produção de livros infantis, conforme Kohan (2013) e
Santos (2022), e estudos de design, fundamentados por Lupton (2021), Haslam (2010),
Lourenço (2011), White (2006) e Samara (2010). Nas considerações finais, observa-se a
importância da literatura infantil para a sociedade e necessidade de que o segmento editorial
infantil retrate as mais diversas temáticas para que diálogos sejam facilitados e ampliados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |