Maquete comandada por uma interface web como ferramenta educacional
Resumo
A Internet das Coisas (IoT), com seus dispositivos e serviços conectados, está cada vez mais popular, mas ainda apresenta muitos desafios até a sua total implantação. No que tange o ensino, as escolas e os educadores precisam se preocupar em preparar estudantes para a IoT, o que inclui lidar com as tecnologias e as mudanças que ela traz. A maquete física pode ser utilizada como ferramenta didática em qualquer nível de ensino, com benefício para professores e estudantes. Essa ferramenta pode atuar como facilitadora da compreensão espacial e como ponte interdisciplinar, e notadamente também no ensino e na difusão de tecnologias, como aquelas que a IoT apresenta. Neste sentido, este projeto de pesquisa visa a avaliação de uma maquete de residência que suporta uma aplicação de IoT como ferramenta de ensino estudantil. Em uma interface intuitiva e amigável, e livre de plataforma de sistema operacional/arquitetura de smartphone, disponibilizada no próprio dispositivo do estudante, este pode interagir diretamente com a maquete acendendo/apagando luzes ou a TV, abrindo/fechando o portão, etc. Um questionário foi elaborado para que o estudante possa avaliar a experiência de interação com a maquete.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: