Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPasin, Marcia
dc.creatorPaulette, Izabella
dc.date.accessioned2024-01-10T15:52:18Z
dc.date.available2024-01-10T15:52:18Z
dc.date.issued2023-12-11
dc.date.submitted2023-12-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31076
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Sistemas de Informação, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe Internet of Things (IoT), with its connected devices and services, is increasingly popular, but still presents many challenges until its full implementation. When it comes to teaching, schools and educators need to worry about preparing students for IoT, which includes dealing with technology and the changes it brings. The model can be used as a teaching tool at any level of education, benefiting teachers and students. This tool can be used to facilitate spatial understanding and as an interdisciplinary bridge, notably also in teaching and disseminating technologies, such as those presented by IoT. In this sense, this research project aims to evaluate a residence model that supports an IoT application as a student teaching tool. Using an intuitive and user-friendly interface, free of operating system platforms/smartphone architecture, available on the student’s own device, the student can interact directly with the model by turning on/off lights or the TV, opening/closing the gate, etc. A questionnaire was created so that the student could evaluate the experience of interacting with the model.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAutomação Residencialpor
dc.subjectMaquetepor
dc.subjectInteração com a Comunidadepor
dc.subjectAmbientes Educacionaispor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectNodeMCU ESP8266eng
dc.subjectHome Automationeng
dc.subjectMockupeng
dc.subjectCommunity Interactioneng
dc.subjectEducational Environmentseng
dc.subjectEvaluationeng
dc.titleMaquete comandada por uma interface web como ferramenta educacionalpor
dc.title.alternativeMockup controlled by a web interface as an educational tooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationSistemas de Informaçãopor
dc.description.resumoA Internet das Coisas (IoT), com seus dispositivos e serviços conectados, está cada vez mais popular, mas ainda apresenta muitos desafios até a sua total implantação. No que tange o ensino, as escolas e os educadores precisam se preocupar em preparar estudantes para a IoT, o que inclui lidar com as tecnologias e as mudanças que ela traz. A maquete física pode ser utilizada como ferramenta didática em qualquer nível de ensino, com benefício para professores e estudantes. Essa ferramenta pode atuar como facilitadora da compreensão espacial e como ponte interdisciplinar, e notadamente também no ensino e na difusão de tecnologias, como aquelas que a IoT apresenta. Neste sentido, este projeto de pesquisa visa a avaliação de uma maquete de residência que suporta uma aplicação de IoT como ferramenta de ensino estudantil. Em uma interface intuitiva e amigável, e livre de plataforma de sistema operacional/arquitetura de smartphone, disponibilizada no próprio dispositivo do estudante, este pode interagir diretamente com a maquete acendendo/apagando luzes ou a TV, abrindo/fechando o portão, etc. Um questionário foi elaborado para que o estudante possa avaliar a experiência de interação com a maquete.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto