Percepção de empregabilidade e evasão no Ensino Superior
Resumen
Esta pesquisa objetiva determinar a influência da empregabilidade no risco de evasão
escolar no curso superior em Ciências Contábeis da UFSM. Trata-se de um estudo
descritivo, empregando levantamento por meio de questionários e abordagem
quantitativa de dados, além da análise documental de estudos anteriores. A amostra
incluiu 124 participantes, sendo 59 homens e 65 mulheres, com idades variando entre
18 e 49 anos. Os resultados obtidos indicaram que os alunos estão confiantes e
seguros em relação ao mercado de trabalho, demonstrado nos constructos de
autoeficácia na procura de emprego, na regulação emocional e na adaptação ao
trabalho, que compõem a empregabilidade percebida. No que diz respeito à evasão
no curso de Ciências Contábeis no período de 2019 a 2022, observou-se o pico mais
elevado de evasão. A pesquisa constata que a empregabilidade não é um fator
determinante do risco de evasão dos alunos do curso, ficando este risco vinculado
aos estudantes mais jovens e aqueles que ingressaram recentemente no curso.
Assim, os esforços para retenção de alunos podem concentrar-se nos semestres
iniciais do curso, em que se encontram os alunos mais jovens.
Colecciones
- TCC Ciências Contábeis [645]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: