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dc.contributor.advisorNegrini, Tatiane
dc.creatorBastos, Caroline GIordani
dc.date.accessioned2024-01-10T15:53:30Z
dc.date.available2024-01-10T15:53:30Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.date.submitted2023-12-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31079
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Especial. Altas Habilidades/Superdotação. Adultos. Ensino Superior. Escolha profissional.por
dc.titleAdultos com Altas Habilidades/Superdotação e Ensino Superior: Fatores que influenciam na escolha do curso de graduaçãopor
dc.title.alternativeAdults with High Abilities and Giftedness and Higher Education: Factors influencing the choice of undergraduate courseeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RSpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Especial - Noturnopor
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão do Curso em Educação Especial Noturno buscou investigar quais os fatores que influenciaram na escolha do curso de graduação no ensino superior de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Essa pesquisa justificou-se pela necessidade de conhecer quais são os fatores que motivaram esses indivíduos, pois o momento de escolha do curso de graduação costuma ser difícil e existem diversas influências que podem incidir sobre essa escolha, principalmente para os discentes com essa condição, como os mitos referentes às AH/SD, os fatores socioeconômicos e/ou a falta de autoconhecimento e orientação adequada. Para tanto, a pesquisa contemplou um estudo pautado em embasamento teórico e coleta de dados, a partir de entrevistas semiestruturadas individuais com alunos identificados com AH/SD de cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria, as quais foram gravadas, transcritas e analisadas. Logo, essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, pois oportunizou que o próprio indivíduo com AH/SD tivesse sua história de ingresso no ensino superior conhecida e analisada detalhadamente, a partir de seu relato em entrevista dentro de seu contexto social. Além disso, quanto ao delineamento, trata-se de um Estudo de Caso, pois este permitiu realizar um estudo profundo com apenas quatro sujeitos para contemplar a proposta de forma satisfatória. Quanto ao embasamento teórico foram utilizados autores que discorrem sobre os assuntos referentes à temática de pessoas com AH/SD e acerca do ensino superior (RENZULLI, 1986, 2004, 2014c; GARDNER, 1999, 2000, 2005; FREITAS E PÉREZ, 2012; WINNER, 1998; METTRAU, 2000; SPARTA E GOMES, 2005; GRINGS E JUNG, 2016). A partir das análises das entrevistas, os dados indicaram que os discentes entrevistados foram influenciados pelos seus próprios interesses e experiências vivenciadas ao longo da vida. Sendo assim, escolheram cursos de graduação que condiziam com seus interesses pessoais e não foram pressionados pelos familiares, por questões socioeconômicas, nem pelos mitos referentes às AH/SD. Contudo, cabe destacar que eles sempre contaram com o apoio da família para investir em seus interesses e para realizar a escolha do curso que desejassem. Conclui-se que é importante que os indivíduos com AH/SD possam ter essa liberdade de escolha e apoio compassivo para permanecerem seguros e corajosos diante das vicissitudes e percalços da caminhada, a fim de conquistarem seus sonhos e sentirem-se realizados profissionalmente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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