Aplicação do modelo de mensuração do impacto de indicadores de desenvolvimento de mercado em Startups da Universidade Federal de Santa Maria
Resumo
Um dos principais debates no mundo corporativo contemporâneo acontece em torno
da importância da inovação para a competitividade nos negócios. A inovação como
agente competitivo, caracteriza-se como um aspecto intangível dentro das
organizações. Os aspectos intangíveis de uma organização interferem diretamente
tanto em seu desenvolvimento interno quanto na competitividade de mercado. Por sua
vez, as mudanças de comportamento de mercado são recorrentes, de modo que
organizações necessitam estar capacitadas a realizar ações de forma rápida frente a
tal veracidade, aliado a isso é preciso atenção ao momento vivenciado pelas
organizações, pois o ciclo do negócio também interfere nas ações e nos resultados.
Nesse sentido, a busca do desenvolvimento de inovação nos processos exerce
importante papel nas atividades de desenvolvimento de mercado de uma empresa.
Assim sendo, é incontestável o papel primordial que as startups possuem de agregar
valor e desenvolvimento social a partir da transformação do conhecimento em
atividades e produtos resultantes de pesquisas científicas. Possuindo como foco as
startups, o objetivo da presente pesquisa é aplicar o Modelo de Mensuração do
Impacto de Indicadores de Desenvolvimento de Mercado, proposto por Gerhardt et al.
(2022), em startups da Universidade Federal de Santa Maria. Quanto à metodologia,
a pesquisa é de natureza aplicada, classificada como exploratória e descritiva, e
possui abordagens quantitativa e qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, é
dita bibliográfica, estudo de multicasos e de modelagem. Como resultado da pesquisa,
o modelo que aborda três etapas de desenvolvimento de mercado: análise, ação e
resultados, apontou, por meio da modelagem, que indicadores Consumidores,
Inovação, Novos Produtos, Retenção de Clientes e Retorno Sobre o Investimento
como os que mais impactam o desempenho gerencial das startups. Também se
percebeu que os indicadores de desenvolvimento de mercado estão presentes em
todas as fases do ciclo de vida do negócio. A pesquisa possui atributos que
contribuem sobre o tema para a literatura e também fornece informações para auxiliar
gestores a criar estratégias no desempenho gerencial, no que se refere
especificamente a indicadores de desenvolvimento de mercado e o momento
vivenciado do negócio, pontos pertinentes para a permanência e sobrevivência de
startups.
Coleções
- TCC Ciências Contábeis [639]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: