Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMichelin, Cláudia de Freitas
dc.creatorStieler, Eduarda Grasel
dc.date.accessioned2024-01-11T10:56:07Z
dc.date.available2024-01-11T10:56:07Z
dc.date.issued2023-11-23
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31092
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2023.por
dc.description.abstractOne of the main debates in the contemporary corporate world revolves around the importance of innovation for business competitiveness. Innovation as a competitive agent is characterized as an intangible aspect within organizations. The intangible aspects of an organization directly interfere with both its internal development and market competitiveness. In turn, changes in market behavior are recurrent, so that organizations need to be able to take actions quickly in the face of such veracity, combining this with the need to pay attention to the moment experienced by organizations, as the business cycle also interferes with actions and results. In this sense, the search for the development of innovation in processes plays an important role in a company's market development activities. Therefore, the primary role that startups have in adding value and social development from the transformation of knowledge into activities and products resulting from scientific research is undeniable. Focusing on startups, the objective of this research is to apply the Impact Measurement Model of Market Development Indicators proposed by Gerhardt et al. (2022) in startups from the Federal University of Santa Maria. As for the methodology, the research is of an applied nature, classified as exploratory and descriptive, makes use of the inductive method and has quantitative and qualitative approaches. As for the technical procedures, it is said to be bibliographic, multi-case study and modeling. As a result of the research, the model that addresses three stages of market development: analysis, action and results, pointed out, through modeling, that the indicators Consumers, Innovation, New Products, Customer Retention and Return on Investment as the ones that most impact the managerial performance of startups. It was also noticed that market development indicators are present in all phases of the business life cycle. The research has attributes that contribute to the literature on the subject and also provide information to help managers create strategies in managerial performance, specifically with regard to market development indicators and the moment experienced in the business, pertinent points for the permanence and survival of startups.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIntangíveispor
dc.subjectDesenvolvimento de Mercadopor
dc.subjectStartupspor
dc.subjectIntangibleseng
dc.subjectMarket Developmenteng
dc.subjectStartupseng
dc.titleAplicação do modelo de mensuração do impacto de indicadores de desenvolvimento de mercado em Startups da Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.title.alternativeApplication of the model for measuring the impact of market development indicators on Startups of The Federal University of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCiências Contábeis.por
dc.description.resumoUm dos principais debates no mundo corporativo contemporâneo acontece em torno da importância da inovação para a competitividade nos negócios. A inovação como agente competitivo, caracteriza-se como um aspecto intangível dentro das organizações. Os aspectos intangíveis de uma organização interferem diretamente tanto em seu desenvolvimento interno quanto na competitividade de mercado. Por sua vez, as mudanças de comportamento de mercado são recorrentes, de modo que organizações necessitam estar capacitadas a realizar ações de forma rápida frente a tal veracidade, aliado a isso é preciso atenção ao momento vivenciado pelas organizações, pois o ciclo do negócio também interfere nas ações e nos resultados. Nesse sentido, a busca do desenvolvimento de inovação nos processos exerce importante papel nas atividades de desenvolvimento de mercado de uma empresa. Assim sendo, é incontestável o papel primordial que as startups possuem de agregar valor e desenvolvimento social a partir da transformação do conhecimento em atividades e produtos resultantes de pesquisas científicas. Possuindo como foco as startups, o objetivo da presente pesquisa é aplicar o Modelo de Mensuração do Impacto de Indicadores de Desenvolvimento de Mercado, proposto por Gerhardt et al. (2022), em startups da Universidade Federal de Santa Maria. Quanto à metodologia, a pesquisa é de natureza aplicada, classificada como exploratória e descritiva, e possui abordagens quantitativa e qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, é dita bibliográfica, estudo de multicasos e de modelagem. Como resultado da pesquisa, o modelo que aborda três etapas de desenvolvimento de mercado: análise, ação e resultados, apontou, por meio da modelagem, que indicadores Consumidores, Inovação, Novos Produtos, Retenção de Clientes e Retorno Sobre o Investimento como os que mais impactam o desempenho gerencial das startups. Também se percebeu que os indicadores de desenvolvimento de mercado estão presentes em todas as fases do ciclo de vida do negócio. A pesquisa possui atributos que contribuem sobre o tema para a literatura e também fornece informações para auxiliar gestores a criar estratégias no desempenho gerencial, no que se refere especificamente a indicadores de desenvolvimento de mercado e o momento vivenciado do negócio, pontos pertinentes para a permanência e sobrevivência de startups.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto