dc.contributor.advisor | Miorando, Tania Micheline | |
dc.creator | Canto, Florentina Rezende do | |
dc.date.accessioned | 2024-01-12T12:31:06Z | |
dc.date.available | 2024-01-12T12:31:06Z | |
dc.date.issued | 2023-12-12 | |
dc.date.submitted | 2023-12-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31125 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, Pedagogia Noturno, UFSM | por |
dc.description.abstract | Through this work, linked to the Pedagogy - Evening course, at the Federal University of Santa Maria (UFSM), I sought to reflect on the relationships of a certain Early Years class in the public network of the Municipality of São Pedro do Sul/RS, with a colleague with epilepsy, addressing inclusion. To achieve this objective, the behavior of classmates within the school environment was observed. As a theoretical reference, I took Education and Pedagogy documents, as well as articles on inclusion and epilepsy, taken from different reference sources. I bring the authors studied during the
course and specialists in the educational field, including Paulo Freire, John Dewey, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Emília Ferreiro, Jean-Jacques Rousseau and Maria Montessori, among others. The methodology is qualitative and brings narratives that were composed through the production and understanding of memories and experiences with data collection and analysis, narrating inclusive and non-inclusive scenes in a municipal school. The work was carried out through a case study qualitative research and objective reports of experiences, to understand human behavior, based on authors such as Piaget and Vygotsky. I arrived at the results that interactions happen through everyday relationships between students in their groups.
Through scenes of inclusion and non-inclusion and their appropriate observations, it is possible to perceive the interactions between children, the school environment and the adults around them. These observations and care can lead to an increasingly inclusive education, as we are attentive and sensitive to what happens daily, making it possible to use actions, scenes and games. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Epilepsia | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | Quero meu lugar: a inclusão de aluno na turma de anos iniciais no contexto escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | TCC - Curso de Pedagogia Noturno | por |
dc.description.resumo | Por meio deste trabalho, vinculado ao curso de Pedagogia - Noturno, da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM), busquei fazer uma reflexão acerca das relações de
uma determinada turma de Anos Iniciais da rede pública do Município de São Pedro
do Sul/RS, com um colega com epilepsia, abordando a inclusão. Para atingir esse
objetivo foi observado o comportamento dos colegas de turma dentro do ambiente
escolar. Por referencial teórico, tomei os documentos da Educação e da Pedagogia,
assim como artigos sobre inclusão e epilepsia, retirados de diversas fontes de
referências. Trago os autores estudados durante o curso e especialistas da área
educativa, entre eles, Paulo Freire, John Dewey, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Emília
Ferreiro, Jean-Jacques Rousseau e Maria Montessori entre outros. A metodologia é
qualitativa e traz narrativas que se compuseram através da produção e compreensão
das memórias e experiências com coleta e análise de dados, narrando cenas
inclusivas e não-inclusivas em uma escola municipal. O trabalho se deu por um estudo
de caso, pesquisa qualitativa e relatos de experiências de forma objetiva, para
compreender o comportamento humano, baseados em autores como Piaget e
Vygotsky. Cheguei aos resultados de que as interações acontecem através das
relações cotidianas entre os alunos em seus grupos. Através de cenas de inclusão e
não-inclusão e suas devidas observações, é possível perceber as interações entre as
crianças, o ambiente escolar e os adultos em sua volta. Essas observações e cuidados
podem levar a uma educação cada vez mais inclusiva, por estarmos atentos e
sensíveis ao que acontece diariamente, possibilitando usar ações, cenas e
brincadeiras. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |