Ecletismo no álbum “Ramilonga” de Vitor Ramil: reversões do regionalismo e milonga através da “Estética do Frio”
Resumo
Neste trabalho, pretende-se analisar o ecletismo na música de Vitor Ramil, a partir
do álbum “Ramilonga: A Estética do Frio”, lançado em 1997. O ecletismo é um
elemento que surge na música em meados do século XX, que integra elementos de
diferentes culturas para a criação e execução musical, sem alterar as características
de um determinado estilo ou gênero. O álbum de Vitor Ramil apresenta uma nova
possibilidade para as composições de milongas, um gênero folclórico reconhecido
no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, que tradicionalmente retrata a vida no
campo. A partir das reflexões provocadas pelo ensaio “A Estética do Frio”,
entende-se que o artista insere elementos urbanos, literários e musicais de outras
culturas, como a indiana e a europeia, criando uma milonga moderna e eclética. Este
trabalho se divide em quatro capítulos: o primeiro apresenta a fundamentação
teórica; o segundo apresenta os elementos tradicionalistas da cultura riograndense;
o terceiro apresenta os elementos modernos presentes na música de Vitor Ramil;
por fim, o quarto se dedica à análise das faixas do álbum “Ramilonga: A Estética do
Frio”. Conclui-se, portanto, que Vitor Ramil é um artista capaz de renovar a música
gaúcha, sem perder a sua identidade cultural, através do ecletismo.
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