dc.creator | Oliveira, Felipe Ferraz de | |
dc.date.accessioned | 2024-01-16T12:13:02Z | |
dc.date.available | 2024-01-16T12:13:02Z | |
dc.date.issued | 2023-11-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31151 | |
dc.description.abstract | This paper deals with heritage education based on memory spaces and monuments in the
town of Santo Ângelo in Rio Grande do Sul State. The research is organized around the
following investigative question: how to prepare a study guide that is a history teaching
tool in Santo Ângelo, for the mediation of heritage education? The purpose is developing
a study guide as a way of enabling the construction of historical knowledge about local
history. For structuring this paper, firstly, it is seeking to build up a theoretical framework
with concepts about heritage education, memory, as well as the historical context of the
town of Santo Ângelo. Secondly, a study guide is prepared to assist Basic Education
students and teachers as a teaching tool about and to preservation of memory and local
and regional history of the town of Santo Ângelo. Therefore, it is concluded that the paper
proposal with heritage education could enable the construction of historical knowledge
that is significant in the students’ trajectory. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de História | por |
dc.subject | Material didático | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Educação patrimonial | por |
dc.subject | Santo Ângelo/RS | por |
dc.subject | History teaching | eng |
dc.subject | Teaching material | eng |
dc.subject | Memory | eng |
dc.subject | Heritage education | eng |
dc.title | Educação patrimonial: a construção de material didático a partir do patrimônio cultural de Santo Ângelo | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata sobre a educação patrimonial a partir dos espaços de memória e
dos monumentos da cidade de Santo Ângelo no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa
organiza-se a partir da seguinte pergunta investigativa: como elaborar um roteiro de
estudos que seja uma ferramenta de ensino de história em Santo Ângelo, para a mediação
de uma educação patrimonial? O objetivo é elaborar um roteiro de estudo como forma
de possibilitar a construção de conhecimentos históricos sobre a história local. Para a
estruturação deste trabalho, em um primeiro momento, busca-se a construção de um
aporte teórico com conceitos sobre a educação patrimonial, a memória, bem como sobre
o contexto histórico do município de Santo Ângelo. Em um segundo momento, é
elaborado um roteiro de estudos, para auxiliar alunos e professores da Educação Básica
como ferramenta de ensino sobre e para a preservação da memória e da história local e
regional do município de Santo Ângelo. Desse modo, conclui-se que a proposta de
trabalho com a educação patrimonial poderá possibilitar a construção de conhecimentos
históricos que sejam significativos na trajetória dos e das estudantes. | por |
dc.contributor.advisor1 | Borin, Marta Rosa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5887358764231724 | por |
dc.contributor.referee1 | Antich, Andréia Veridiana | |
dc.contributor.referee2 | Remedi, José Martinho Rodrigues | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8611188207500724 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |