Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Felipe Ferraz de
dc.date.accessioned2024-01-16T12:13:02Z
dc.date.available2024-01-16T12:13:02Z
dc.date.issued2023-11-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31151
dc.description.abstractThis paper deals with heritage education based on memory spaces and monuments in the town of Santo Ângelo in Rio Grande do Sul State. The research is organized around the following investigative question: how to prepare a study guide that is a history teaching tool in Santo Ângelo, for the mediation of heritage education? The purpose is developing a study guide as a way of enabling the construction of historical knowledge about local history. For structuring this paper, firstly, it is seeking to build up a theoretical framework with concepts about heritage education, memory, as well as the historical context of the town of Santo Ângelo. Secondly, a study guide is prepared to assist Basic Education students and teachers as a teaching tool about and to preservation of memory and local and regional history of the town of Santo Ângelo. Therefore, it is concluded that the paper proposal with heritage education could enable the construction of historical knowledge that is significant in the students’ trajectory.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectSanto Ângelo/RSpor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectTeaching materialeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectHeritage educationeng
dc.titleEducação patrimonial: a construção de material didático a partir do patrimônio cultural de Santo Ângelopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho trata sobre a educação patrimonial a partir dos espaços de memória e dos monumentos da cidade de Santo Ângelo no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa organiza-se a partir da seguinte pergunta investigativa: como elaborar um roteiro de estudos que seja uma ferramenta de ensino de história em Santo Ângelo, para a mediação de uma educação patrimonial? O objetivo é elaborar um roteiro de estudo como forma de possibilitar a construção de conhecimentos históricos sobre a história local. Para a estruturação deste trabalho, em um primeiro momento, busca-se a construção de um aporte teórico com conceitos sobre a educação patrimonial, a memória, bem como sobre o contexto histórico do município de Santo Ângelo. Em um segundo momento, é elaborado um roteiro de estudos, para auxiliar alunos e professores da Educação Básica como ferramenta de ensino sobre e para a preservação da memória e da história local e regional do município de Santo Ângelo. Desse modo, conclui-se que a proposta de trabalho com a educação patrimonial poderá possibilitar a construção de conhecimentos históricos que sejam significativos na trajetória dos e das estudantes.por
dc.contributor.advisor1Borin, Marta Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887358764231724por
dc.contributor.referee1Antich, Andréia Veridiana
dc.contributor.referee2Remedi, José Martinho Rodrigues
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8611188207500724por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International