Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Jones
dc.creatorZart, Luiza Genehr
dc.date.accessioned2024-01-18T16:34:58Z
dc.date.available2024-01-18T16:34:58Z
dc.date.issued2023-12-05
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationZART, L. G. Estratégias de Comunicação nas mídias sociais digitais: Análise da Construção de imagem da Influenciadora Nátaly Neri no Instagram.2023. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas)- Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31173
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe present work seeks to understand the communication strategies on Instagram, especially those of a sustainable nature, for image building, with the influencer Nataly Neri as the study object. The research problem aims to answer the following question: "What communication strategies does the influencer Nataly Neri uses on her Instagram to build her image related to the sustainability topic?" The general objective is to comprehend the importance of the communication strategies used by the influencer Nataly Neri on her Instagram. To achieve this, the specific objectives are: identify the communication strategies implemented on the influencer's Instagram profile; analyze how the influencer Nataly Neri communicates with her public on Instagram; and categorize the image communication strategies of the influencer. The research methodology involves a combination of two techniques, composed by Bibliographic Research (SOUZA, OLIVEIRA and ALVES, 2021) and Covert and Non-Participatory Observation (JOHNSON, 2010), besides the analysis and discussion of results obtained from the data collected during the observation. The concepts that drive the study are: Communication Strategies, Digital Media, Digital Public Relations, Image, the Phenomenon of Influence and Sustainability. 92 publications were analyzed on Instagram, from a period of six months (April to September of 2023), 50 publications related to sustainability were found and 5 categories of strategies were utilized: information, approximation, convergence, dissemination and sponsorship, having been the most enhanced by the influencer: approximation (46 publications), convergence (45 publications) and dissemination (30 publications). After the study development, it can be inferred that digital public relations professionals can manage the image of influencers, but also play a fundamental role in building a network of relationships among their audience in a strategic way. Additionally, Nataly achieves an effective communication with her public by employing different strategies together. This results in meaningful interaction and the awareness of ecological issues, which contribute relevant into her image building.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstratégias de Comunicaçãopor
dc.subjectImagempor
dc.subjectInfluênciapor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectCommunication Strategieseng
dc.subjectImageeng
dc.subjectInfluenceeng
dc.subjectInstagrameng
dc.subjectSustainability.eng
dc.titleEstratégias de Comunicação nas mídias sociais digitais: Análise da Construção de imagem da Influenciadora Nátaly Neri no Instagrampor
dc.title.alternativeCommunication Strategies on Instagram: Sustainability in the building of the influencer Nátaly Neri’s imageeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationRelações Públicas- Bachareladopor
dc.description.resumoO presente trabalho busca entender as estratégias de comunicação no Instagram, em especial as de caráter sustentável, para a construção da imagem, tendo como objeto de estudo a influenciadora Nátaly Neri. A problemática desta pesquisa busca responder à questão: “Quais estratégias de comunicação a influenciadora Nátaly Neri utiliza em seu Instagram para a construção da sua imagem vinculada à pauta da sustentabilidade?”. O objetivo geral é compreender a importância das estratégias de comunicação utilizadas pela influenciadora Nátaly Neri em seu Instagram. Para isso, são objetivos específicos: identificar as estratégias de comunicação implementadas no perfil do Instagram da influenciadora;  analisar como é feita a comunicação da influenciadora Nátaly Neri com seus públicos no Instagram; e categorizar as estratégias de comunicação da influenciadora ligadas à imagem. O processo metodológico da pesquisa corresponde à combinação de duas técnicas, composta por Pesquisa Bibliográfica (SOUZA, OLIVEIRA e ALVES, 2021) e Observação Encoberta e Não Participativa (JOHNSON, 2010), além de análise e discussão dos resultados a partir dos dados coletados na observação. Os conceitos que movimentam o estudo são: Estratégias de Comunicação, Mídias Digitais, Relações Públicas Digitais, Imagem, O Fenômeno da Influência e Sustentabilidade. Foram analisadas 92 publicações no Instagram, do período de seis meses (abril a setembro de 2023), e encontradas 50 publicações ligadas a sustentabilidade e 5 categorias de estratégias utilizadas: informação, aproximação, convergência, divulgação e patrocínio, tendo sido as mais potencializadas pela influenciadora: aproximação (46 publicações), convergência (45 publicações) e divulgação (30 postagens). Após o desenvolvimento do estudo, pode-se inferir que o profissional de relações públicas digitais pode gerenciar a imagem de influenciadores mas também desempenha um papel fundamental na construção de uma rede de relacionamentos entre seu público de forma estratégica. Além disso, Nátaly alcança uma comunicação eficaz com seu público ao empregar diferentes estratégias juntas. Isso resulta em interação significativa e na promoção consciente de questões sustentáveis, que contribuem de forma relevante para a construção da sua imagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto