Comunicação, raça e classe: um olhar das relações públicas para as campanhas de moda da arezzo e c&a
Visualizar/ Abrir
Data
2023-12-05Autor
Vasconcellos, Júlia dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar como as campanhas publicitárias das marcas C&A e Arezzo constroem narrativas sobre raça e classe, refletindo em seus posicionamentos de marca. Para atingir esse propósito, realizamos reflexões teóricas e definimos conceitos, apresentando os elementos que caracterizam a comunicação mercadológica (KUNSCH, 2003), interseccionalidade de raças e classes sociais (CRENSHAW, 2002) em ambas as marcas. Metodologicamente, adotamos uma abordagem qualitativa descritiva, utilizando pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Ao todo, analisamos 79 postagens veiculadas nos perfis do Instagram de ambas as marcas durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2023. Através dessa análise, compreendemos a estratégia de comunicação mercadológica adotada por essas marcas e como ela se ajusta conforme a classe social de seus públicos de interesse. Além disso, observamos como a moda desempenha um papel na disseminação de tendências e como as marcas têm a responsabilidade social de promover comunicações inclusivas para contribuir com a redução das desigualdades sociais. Destacamos que a moda não apenas influencia tendências e padrões, mas também desempenha um papel crucial na representação de diversidade, ressaltando a necessidade de um progresso significativo na visibilidade de pessoas negras. Nesse contexto, ressalta-se a importância de profissionais de Relações Públicas estarem atentos às questões de diversidade, reconhecendo o impacto que grandes marcas podem ter ao se tornarem agentes efetivos de transformações sociais. Este estudo enfatiza que há um longo caminho a ser percorrido para garantir uma representação mais inclusiva e equitativa na indústria da moda.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: