Comunicação interna em startups: manual de boas práticas
Resumo
A comunicação é um elemento chave para as organizações e seus relacionamentos, não sendo diferente para as startups, principalmente as que atuam no formato remoto. Para empresas cujo modelo de negócios é inovador e dinâmico, é sempre um desafio alavancar seus projetos. As startups têm sido reconhecidas como empresas criadas para desenvolver novos produtos ou serviços em condições de incerteza, com inovação no centro de suas operações. Essas empresas são organizadas para um crescimento acelerado e atraem investimentos de diferentes tipos e níveis, buscando retornos elevados proporcionais ao capital investido e ao risco de sucesso dessas empresas. Diante desse contexto, a comunicação interna torna-se uma ferramenta essencial para o sucesso das startups, pois permite o alinhamento das equipes, o compartilhamento de informações relevantes e a manutenção da cultura e do clima organizacional, possibilitando o desenvolvimento e a implementação de estratégias de negócio inovadoras. Nesse sentido é que neste trabalho, abordamos como a comunicação interna pode contribuir para o sucesso das startups e como essas empresas podem utilizar ferramentas para alavancar seus negócios em um ambiente de incertezas e inovação constante. Utilizamos a metodologia do design thinking para desenvolver o produto final, que apresentamos como um Manual de Comunicação Interna para startups. O mesmo foi avaliado pelo olhar de uma gestora de startup e está apto para ter sua primeira versão compartilhada com outras startups.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: