Mostrar registro simples

dc.creatorPetry, Letícia
dc.date.accessioned2024-01-22T13:02:15Z
dc.date.available2024-01-22T13:02:15Z
dc.date.issued2023-11-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31203
dc.description.abstractUrgent and emergency care is one of the challenges facing the Brazilian public health system in the face of urgent health conditions and fragmented services. The Urgent and Emergency Care Network was set up to ensure access to actions and services with resoluteness and agility. In this configuration, primary care is the ordering system and the preferred gateway for users suffering from acute and chronic conditions, and must therefore have the necessary resources to provide initial care, stabilize more serious conditions and refer them to other levels of care. However, the literature shows that there are shortcomings in terms of material resources, infrastructure and professional qualifications at this first level of care. The question therefore arose: how do the structure, organization and health processes of two small cities enable users in urgent and emergency situations to access the referral service? Therefore, the aim of this research was to understand how the structure, organization and health processes of two small cities enable users in urgent and emergency conditions to access the referral service. To this end, a single case study with a qualitative approach was carried out, consisting of two integrated units of analysis: two small cities in the north of the state of Rio Grande do Sul. Data was collected using three sources of evidence that converged in a triangular way: interviews, document analysis and participant observation. The data was compiled into a single base for the analytical process, using content analysis and simple descriptive analysis. It should be noted that all the ethical precepts of Resolution No. 466/2012 were complied with. The results are presented in the form of two articles, which revealed that the units had material resources and equipment, physical space and ambulances for urgent and emergency care. In the organizational dimension, different arrangements were identified for the occurrences attended to during the operation of the units and in the period afterwards, revealing weaknesses in the organization of the team that reduce the capacity to respond to these demands. Facilitating mechanisms include the telephone channel available to the population and remote support for the on-call team. However, there was a lack of protocols and guiding flows for care, with care processes being instituted informally and according to the knowledge and experience of the professionals. This revealed care weaknesses and the need for protocols to systematize professional performance. Therefore, it can be concluded that structure, organization and processes are interconnected elements that condition the quality, effectiveness and safety of urgent and emergency care in small cities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEmergênciapor
dc.subjectAtenção primária à saúdepor
dc.subjectAtenção à saúdepor
dc.subjectGestão em saúdepor
dc.subjectAssistência pré-hospitalarpor
dc.subjectEmergencieseng
dc.subjectPrimary health careeng
dc.subjectDelivery of health careeng
dc.subjectHealth managementeng
dc.subjectPrehospital careeng
dc.titleGestão da atenção às urgências e emergências: o estudo de caso de municípios de pequeno portepor
dc.title.alternativeManagement of urgent and emergency care: a case study of small citieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA atenção às urgências e emergências representa um dos desafios ao sistema público de saúde brasileiro diante da premência das condições de saúde e serviços fragmentados. A Rede de Atenção às Urgências e Emergências institui-se para assegurar o acesso às ações e serviços com a resolutividade e agilidade. Nessa configuração, a atenção básica é ordenadora e a porta de entrada preferencial aos usuários acometidos por condições agudas e crônicas agudizadas, assim, deve dispor de recursos necessários para ofertar o primeiro cuidado, estabilizar quadros mais graves e encaminhá-los aos outros níveis de atenção. Não obstante, a literatura mostra que existem insuficiências de recursos materiais, infraestrutura e qualificação profissional nesse primeiro nível de atenção. Sendo assim, questionou-se como a estrutura, organização e processos de saúde de dois municípios de pequeno porte viabilizam aos usuários em condição de urgência e emergência o acesso ao serviço de referência? Portanto, o objetivo desta pesquisa foi compreender como a estrutura, organização e processos de saúde de dois municípios de pequeno porte viabilizam aos usuários em condição de urgência e emergência o acesso ao serviço de referência. Para tanto, metodologicamente foi desenvolvido um estudo de caso único, de abordagem qualitativa, composto por duas unidades de análise integradas que foram dois municípios de pequeno porte do norte do Estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados deu-se mediante três fontes de evidências que convergiram de maneira triangular: entrevistas, análise documental e observação participante. Os dados foram compilados em uma única base para o processo analítico, empregou-se a análise de conteúdo e análise descritiva simples. Ressalta-se que foram atendidos todos os preceitos éticos da Resolução nº 466/2012. Os resultados são apresentados em forma de dois artigos, os quais revelaram que as unidades dispunham de recursos materiais e equipamentos, espaço físico e ambulâncias para os atendimentos de urgências e emergências. Na dimensão organizacional identificaram-se arranjos distintos para as ocorrências atendidas durante o funcionamento das unidades e no período posterior, revelando fragilidades na organização da equipe que diminuem a capacidade de resposta a essas demandas. Como mecanismos facilitadores, destaca-se o canal telefônico disponibilizado à população e o suporte remoto à equipe plantonista. Contudo, evidenciou-se a ausência de protocolos e fluxos norteadores para os atendimentos, sendo os processos assistenciais instituídos de maneira informal e de acordo com o conhecimento e experiência dos profissionais. Sendo assim, foram reveladas fragilidades assistenciais e a necessidade de protocolos para sistematizar a atuação profissional. Portanto, conclui-se que a estrutura, organização e processos são elementos interligados e condicionantes para a qualidade, efetividade e segurança da atenção às urgências e emergências nos municípios de pequeno porte.por
dc.contributor.advisor1Silva, Luiz Anildo Anacleto da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0591468015810729por
dc.contributor.advisor-co1Soder, Rafael Marcelo
dc.contributor.referee1Santos, Márcio Neres dos
dc.contributor.referee2Higashi, Giovana Dorneles Callegaro
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722565674908783por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEnfermagempor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidadepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International