Mostrar registro simples

dc.creatorMartins, Camila
dc.date.accessioned2024-01-22T15:31:29Z
dc.date.available2024-01-22T15:31:29Z
dc.date.issued2023-12-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31216
dc.description.abstractThis work presents a case study involving pedagogical practices and teaching methodology, in addition to the training process in Digital Communication and Information Technologies of teachers at a state public school in the interior of the city of Jóia/RS. The present study, linked to the Postgraduate Program in Network Educational Technologies at UFSM/RS, Professional Master's Degree in the Line of Research: Management of Network Educational Technologies, aimed to understand and evaluate the attitude of teachers in the face of the current demands of teaching, in the face of industry 4.0 revolutions and the new demands and challenges that, since the beginning of the Covid-19 pandemic, in 2020, have imposed on education. In this way, the training process of educators, all over the world, has been going through a series of changes involving everything from the quality and success of teaching, to difficulties in accessing the digital environment for them. The result of this research process, which involved the case study, was that the teacher needs to become familiar with the different teaching possibilities that new technologies and methodologies provide, so that they can promote creativity and stimulation to students,making it necessary, therefore, to propose training in Digital Literacy with school teachers, aligned with the purposes of the research. Therefore, the website Professores Conectados do Campo da Escola Estadual de Ensino Médio Joceli Corrêa was developed, with the aim of serving as a digital platform for study and training on Digital Information and Communication Technologies and the tools present on the Chromebook that was received by educators. Throughout the research process, we developed the Continuing Training of these educators and, at the end of this study, we observed the change in the educators' pedagogical stance towards the use and appropriation of the use and operationalization of Digital Information and Communication Technologieseng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologias digitais da informação e da comunicaçãopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectDigital information and communication technologieseng
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectMethodologyeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectCase studyeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleAs práticas pedagógicas de ensino e a formação dos professores em tecnologias digitais de informação e comunicação em escolas do campo: um estudo de caso em uma escola pública estadual de Jóia/RSpor
dc.title.alternativePedagogical teaching practices and teacher training in digital information and communication technologies in country schools: a case study in a state public school in Jóia/RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo de caso envolvendo as práticas pedagógicas e a metodologiade ensino, além do processo formativo em Tecnologias Digitais de Comunicação e Informaçãodos professores de uma escola pública estadual do interior do município de Jóia/RS. O presente estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM/RS, Mestrado Profissional na Linha de Pesquisa: Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede,teve como objetivos compreender e avaliar a postura dos professores diante das atuais demandas de ensino, frente às revoluções da indústria 4.0 e das novas demandas e desafios que, desde o início da pandemia de Covid-19, no ano de 2020, se impuseram à educação. Desta maneira, o processo formativo de educadores, em todo o mundo, vem passando por uma série de mudançasenvolvendo desde a qualidade e êxito do ensino, até dificuldades de acesso ao meio digital pelosmesmos. O resultado desse processo de pesquisa, que envolveu o estudo de caso, foi de que o professor necessita familiarizar-se com as diversas possibilidades de ensino que as novas tecnologias e metodologias proporcionam, para que, assim, promova a criatividade e o estímulo aos alunos, sendo necessário, desta forma, propor uma formação em Letramento Digital com os professores da escola, alinhada aos propósitos da pesquisa. Assim sendo, desenvolveu-se o site Professores Conectados do Campo da Escola Estadual de Ensino Médio Joceli Corrêa, como objetivo de servir como uma plataforma digital de estudo e formação sobre as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação e das ferramentas presentes no Chromebook que foirecebido pelos educadores. Ao longo do percurso do processo de pesquisa, desenvolvemos a Formação Continuada desses educadores e, ao final deste estudo, observamos a mudança da postura pedagógica dos educadores frente à utilização e apropriação do uso e operacionalizaçãodas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação.por
dc.contributor.advisor1Tybusch, Jeronimo Siqueira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6477064173761427por
dc.contributor.referee1Rocha, Karla Marques da
dc.contributor.referee2Zeifert, Anna Paula Bagetti
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International