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dc.contributor.advisorBellotto, Lisandro Marcos Pires
dc.creatorCunha, Daniela Corrêa da
dc.date.accessioned2024-01-24T11:41:57Z
dc.date.available2024-01-24T11:41:57Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31233
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.titleMamutes-Tec: o trabalho da atriz no trinômio arte-corpo-tecnologia em processo criativo de espetáculo teatralpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoEste relatório reflexivo é a parte escrita de Trabalho de Conclusão de Curso, ao tratar de um estudo teórico-prático referente ao cruzamento entre Arte, Corpo e Tecnologia, inserido no processo criativo de montagem teatral da obra Os Mamutes, de Jô Bilac, pela turma de formandos em Interpretação Teatral do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. Especificamente, com inspiração na cartografia em artes, apresenta-se a trajetória da pesquisa como movimentos do “sujeito-processo”, pautada na investigação do trabalho da atriz atravessado por discussões que envolvem o corpo, as tecnologias da imagem e do som e as possíveis imbricações em debates sociais contemporâneos. Assim, quanto aos movimentos, em “C o r p o s” estão as primeiras reflexões sobre o treinamento inicial realizado em sala de aula, referente, em sua maioria, a exercícios inspirados no Treinamento do Grupo belga Troubleyn, tratando do encontro coletivo dos corpos após o período pandêmico; em “Corposições/Composições” disserta-se sobre a utilização da Técnica dos Viewpoints, de Anne Bogart e Tina Landau, com exercícios que parecem abrir passagem para o processo criativo; em “Corpo-ficção”, a narrativa da peça se une mais profundamente à prática com reflexões dramatúrgicas que partem do encontro do corpo com as personagens; e em “Corpo-tecnologia”, volta-se ao tema de pesquisa central no momento em que são realizadas as primeiras experimentações com os dispositivos audiovisuais, investigando percepções da cena intermedial e concepções ao espetáculo, em diálogo com o referencial teórico. Apoia-se principalmente no trabalho de Coelho (2017), Monteiro (2014; 2018a; 2018b), Picon-Vallin (2010), Isaacsson (2012) e Santaella (2014). Mantendo o diálogo, no segundo capítulo do desenvolvimento discute-se novas percepções sobre a atenção e a multiplicidade de imagens enquanto desafios ao trabalho da atriz ao incluir o vídeo em cena e finaliza-se incorporando esses deslocamentos em pensamentos sobre arte-corpo-tecnologia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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