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dc.contributor.advisorCanalles, Pablo
dc.creatorAmarante, Valéria Antunes do
dc.date.accessioned2024-01-24T11:56:23Z
dc.date.available2024-01-24T11:56:23Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31240
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.titleDo tabuleiro ao tablado: o jogo como metodologia em um espetáculo teatralpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoEste relatório reflexivo tem, por objetivo principal, expor as reverberações prático-teóricas do projeto de pesquisa intitulado “Disponibilização, Criação e Atualização: o jogo como metodologia plural para o desenvolvimento da atriz”. O projeto teve início no segundo semestre de 2022, desenvolvendo-se em ambiente acadêmico, no decorrer das disciplinas: Laboratório de Orientação III, Técnicas de Representação VII, Ateliê de Montagem em Atuação Teatral II, Laboratório de Metodologias de Criação Teatral II, Estratégias da Montagem - Visualidades e Estratégias da Montagem - Voz e Fala do curso de Artes Cênicas - Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria. As disciplinas tinham como foco principal, de forma entrelaçada à teoria, servir de laboratório prático para a criação de um espetáculo teatral contracenado. Portanto, foi durante as experimentações, que deram corpo à montagem do espetáculo, que a pesquisa se estabeleceu. O desenvolvimento do projeto de pesquisa e o processo de montagem e apresentação da peça, compõem a avaliação final do curso de Artes Cênicas - Bacharelado. O texto escolhido para a montagem de formatura foi Lisístrata , obra do comediógrafo grego Aristófanes, escrita no século V a.C. A pesquisa desenvolveu-se com base no Método Experimental de Criação elucidado por Mônica Tavares. Ao longo deste relatório, a partir do meu processo de atriz, disserto sobre o percurso de descoberta de uma metodologia lúdica, ancorada na soma Jogos de Cartas e Tabuleiro e Jogo/Teatro. A metodologia foi construída e experimentada na prática e na teoria com base em três pilares: Disponibilização, Criação e Atualização. O trabalho tem como referências principais o Prof. Dr. Pablo Canalles, o historiador Johan Huizinga e o sociólogo Roger Caillois. Ambos colaboram para que a estreita ligação entre jogo, teatro e sociedade seja discutida pelo ponto de vista da atriz em um espetáculo contracenado. A contracenação, bem como, a importância do trabalho coletivo com a direção e o restante do elenco, são o ponto chave desta pesquisa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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