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dc.contributor.advisorPlá, Daniel Reis
dc.creatorGonçaslves, Alexandra Marim
dc.date.accessioned2024-01-24T12:22:29Z
dc.date.available2024-01-24T12:22:29Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31243
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.titleO bufão e o grotesco no processo de criação de espetáculo solopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoA presente proposta está vinculada ao trabalho de conclusão de curso, ligado às disciplinas Ateliê de Montagem em Atuação Teatral I e II, e Laboratório de Metodologias de Criação em Atuação Teatral I e II. O trabalho consistiu na criação de espetáculo monólogo centrado na figura do Bufão e foi apresentado ao final do processo como parte dos requisitos para receber o grau de Bacharel em Artes Cênicas- Interpretação Teatral. Também fez parte do processo avaliativo elaboração de um Relato de Conclusão de Curso, apresentado para a banca avaliativa.O objetivo desta pesquisa foi investigar o grotesco no processo de elaboração do bufão em um espetáculo solo. Segundo Brondani (2017), o bufão é uma figura com ações de representatividade social, ou seja, é um símbolo de representação do inconveniente, do deslocado, do errado, do impertinente, do importuno, do impróprio, do inadequado e inapropriado. Quando se fala no jogo do bufão temos como características a fantasia, o exagero, o paradoxo, a incongruência e o contraste (Brondani, 2017). Como procedimentos metodológicos para criação realizamos pesquisa de materiais imagéticos (vídeos e fotos) os quais serviram de base para a construção da máscara corporal do bufão e seu figurino. Além disso, o corpo do bufão se definiu a partir de imagens de animais, referências históricas, e exploração corporal de focos e dinâmicas de movimento, de maneira a desconstruir e ampliar as características corporais da atriz. Também trabalhamos com a improvisação a partir de situações cômicas cotidianas e de elementos autobiográficos da artista, buscando, assim, construir a dramaturgia do espetáculo. O espetáculo foi apresentado nos dias 28, 29 e 30 novembro, no Teatro Caixa Preta. O processo foi registrado em áudios pela atriz, bem como por meio de fotos. Esse relatório propõe uma escrita performativa, organizado em forma de um discurso do próprio bufão pensando o processo realizado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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