Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDal Forno, Adriana
dc.creatorLima, Luana Oliveira de
dc.date.accessioned2024-01-24T12:27:47Z
dc.date.available2024-01-24T12:27:47Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31244
dc.description.abstractThis research and report of experience are undergraduate final work in Bachelor’s Degree in Performing Arts - Theatrical Acting in Federal University of Santa Maria, which started in March 2023 and ends in December 2023 after the defense of this work. The research is about study of attencion and becoming aware associated with process of creating a theater show, investigating the sensitive relation between attention, body’s movement and actress’s creative process. The attention treated in this research, it is from the actress’s experience with non-daily attention in Yoga and Tai Chi Chuan. For the creation of the show’s scenes, I sought to deautomatize attention with the objective of becoming aware of the movement and understand its possible becomings. This research is experience, based on the concept of philosopher Jorge Larrosa, related with concepts of attention and becoming aware of Virgnia Kastrup, psychologist and researcher in the field of cognition, and the concepts of presence and duration of french philosopher and ballerina Marie Bardet.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDevir conscientepor
dc.subjectProcesso criativopor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectAtuação cênicapor
dc.subjectAtençãopor
dc.subjectScenic actingeng
dc.subjectAttentioneng
dc.subjectBecoming awareeng
dc.subjectCreative processeng
dc.subjectExperienceeng
dc.titleO movimento no corpo pela atenção: os desdobramentos no processo criativo da atrizpor
dc.title.alternativeThe movement through attention: the ramifications in the actress’s creative processeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoA presente pesquisa e relatório de experiência tratam-se do Trabalho de Conclusão de Curso no Bacharelado em Artes Cênicas – Interpretação Teatral na UFSM, que teve início em março de 2023 e finaliza em dezembro de 2023 com a defesa deste trabalho. A pesquisa debruçou-se sobre o estudo da atenção e do devir consciente relacionados com o processo de criação de um espetáculo coletivo, no que diz respeito à investigação da relação sensível entre a atenção, o movimento no corpo e o processo criativo da atriz na cena contracenada. A atenção mencionada, trata-se da vivência da atriz com a atenção não cotidiana experimentada nas práticas pessoais de Yoga e de Tai Chi Chuan. Para a criação das cenas do espetáculo buscouse a desautomatização da atenção com o intuito de tomar consciência do movimento e compreender os possíveis devires que dele podem emergir. Essa pesquisa concerne na experiência, a partir do conceito do filósofo Jorge Larrosa, relacionada com os conceitos de atenção e de devir consciente, vistos em Virginia Kastrup, psicóloga e pesquisadora no campo da cognição, e dos conceitos de presença e de duração da filósofa e bailarina francesa Marie Bardet.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples