dc.contributor.advisor | Dal Forno, Adriana | |
dc.creator | Lima, Luana Oliveira de | |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T12:27:47Z | |
dc.date.available | 2024-01-24T12:27:47Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31244 | |
dc.description.abstract | This research and report of experience are undergraduate final work in Bachelor’s Degree in
Performing Arts - Theatrical Acting in Federal University of Santa Maria, which started in
March 2023 and ends in December 2023 after the defense of this work. The research is about
study of attencion and becoming aware associated with process of creating a theater show,
investigating the sensitive relation between attention, body’s movement and actress’s creative
process. The attention treated in this research, it is from the actress’s experience with non-daily
attention in Yoga and Tai Chi Chuan. For the creation of the show’s scenes, I sought to
deautomatize attention with the objective of becoming aware of the movement and understand
its possible becomings. This research is experience, based on the concept of philosopher Jorge
Larrosa, related with concepts of attention and becoming aware of Virgnia Kastrup,
psychologist and researcher in the field of cognition, and the concepts of presence and duration
of french philosopher and ballerina Marie Bardet. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Devir consciente | por |
dc.subject | Processo criativo | por |
dc.subject | Experiência | por |
dc.subject | Atuação cênica | por |
dc.subject | Atenção | por |
dc.subject | Scenic acting | eng |
dc.subject | Attention | eng |
dc.subject | Becoming aware | eng |
dc.subject | Creative process | eng |
dc.subject | Experience | eng |
dc.title | O movimento no corpo pela atenção: os desdobramentos no processo criativo da atriz | por |
dc.title.alternative | The movement through attention: the ramifications in the actress’s creative process | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa e relatório de experiência tratam-se do Trabalho de Conclusão de Curso no
Bacharelado em Artes Cênicas – Interpretação Teatral na UFSM, que teve início em março de
2023 e finaliza em dezembro de 2023 com a defesa deste trabalho. A pesquisa debruçou-se
sobre o estudo da atenção e do devir consciente relacionados com o processo de criação de um
espetáculo coletivo, no que diz respeito à investigação da relação sensível entre a atenção, o
movimento no corpo e o processo criativo da atriz na cena contracenada. A atenção
mencionada, trata-se da vivência da atriz com a atenção não cotidiana experimentada nas
práticas pessoais de Yoga e de Tai Chi Chuan. Para a criação das cenas do espetáculo buscouse
a desautomatização da atenção com o intuito de tomar consciência do movimento e
compreender os possíveis devires que dele podem emergir. Essa pesquisa concerne na
experiência, a partir do conceito do filósofo Jorge Larrosa, relacionada com os conceitos de
atenção e de devir consciente, vistos em Virginia Kastrup, psicóloga e pesquisadora no campo
da cognição, e dos conceitos de presença e de duração da filósofa e bailarina francesa Marie
Bardet. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |