O fluxo de esforços: do movimento à cena teatral
Abstract
O projeto de conclusão de curso intitulado “O FLUXO DE ESFORÇOS: DO MOVIMENTO
À CENA TEATRAL” teve como objetivo investigar o fluxo de intenções, vontades, forças e
desejos que se manifestam nos movimentos do corpo como potência de criação e catalisadores
do estado de presença no trabalho da atriz e na elaboração da cena teatral contracenada. O curso
desta pesquisa contou com o compartilhamento público do espetáculo “Humanacarne” que foi
apresentado no Teatro Caixa Preta, na Universidade Federal de Santa Maria, sendo
desenvolvido por meio de propostas colaborativas a partir de pesquisas individuais de outras
duas atrizes (Luana Oliveira de Lima e Luiza Ismael da Costa). Buscou-se investigar os
impulsos formadores dos movimentos expressivos a partir do conceito de esforço e suas
implicações por meio das variações qualitativas dos fatores do movimento (Peso, Tempo,
Espaço e Fluxo), do pedagogo e coreógrafo alemão Rudolf Laban. Dessa forma, utilizou-se do
estudo de introspecção somática do psicólogo e filósofo William James, como estratégia
investigativa de percepção do corpo e observação dos movimentos internos, a fim de identificar
os esforços nos acontecimentos da cena. Os conceitos “instante consciente” e “percepçãotestemunha”
da pesquisadora Laurence Louppe foram utilizados como forma de canalizar o
entendimento sobre o esforço como catalisador da presença cênica no trabalho da atriz. Por fim,
a experiência do processo de criação desenvolveu-se por meio do relatório reflexivo do
processo, no curso de observação dos impulsos e de suas transformações ao decorrer dos
ensaios até o compartilhamento, contribuindo para a formação acadêmica da atriz pesquisadora.