Inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil: o brincar como prática pedagógica.
Abstract
O presente trabalho visa analisar alguns trabalhos científicos sobre as temáticas do autismo e do brincar na Educação Infantil. Busca-se apresentar a interface desses temas no sentido de apreender uma relação que poderia resultar em processos identificatórios e, consequentemente, de aprendizagem para essas crianças, tendo o brincar como prática pedagógica incentivadora desse processo. Assim, a pesquisa teve por objetivo fomentar discussões a respeito do tema, a fim de que os professores possam refletir sobre o papel do brincar na inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, no banco de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e nos Periódicos da Capes, no período de 2008 a 2023. Desses, foram selecionados onze artigos e o tratamento dos dados deu-se através da análise de conteúdo e da eleição de três categorias de análise, a saber: 1) As diferentes formas de olhar para o autismo; 2) A mediação do outro como fator potencializador; 3) O brincar como expressão do ser criança. Os resultados inicialmente demonstraram a escassez de publicações acerca do brincar e suas contribuições para a constituição da criança com autismo nessa etapa de escolarização. Todavia, encontraram-se artigos que concebem a criança para além do diagnóstico, tendo a mediação do professor como papel central para que a criança ocupe seu lugar de aluno-sujeito na escola. Os dados corroboram ainda a importância do investimento do professor para com a criança, no sentido do desenvolvimento de suas potencialidades, apostando no brincar como elemento de incentivo para a sua aprendizagem e constituição psíquica.
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