Estilo de gestão dos diretores: uma análise nas escolas municipais de educação infantil de Cachoeira do Sul
Resumen
O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar o estilo de gestão dos diretores nas Escolas Municipais de Educação Infantil de Cachoeira do Sul. Apresenta um estudo quantitativo (segundo Richardson et. al. 2007), procurando medir e quantificar os resultados, analisando os dados através da técnica quantitativa. Para realizar a coleta de dados utilizou-se o questionário. O questionário contendo quinze perguntas de escolha múltipla foi entregue aos professores e funcionários em doze Escolas Municipais de Educação Infantil de Cachoeira do Sul. Após a análise de dados, verificou-se que o estilo de gestão dos diretores que predomina nas escolas é o participativo. Neste estilo de gestão o diretor é articulador, com objetivos definidos, estabelece metas para atingir e permite a participação de todos em relação ao processo administrativo. Existe muita comunicação e expressiva cooperação no trabalho em equipe. Dependendo da situação, o diretor não tem autonomia total para decidir os rumos da escola, mas compartilha decisões.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: