Libras e a prática docente durante a pandemia: recursos e estratégias metodológicas utilizadas por professores surdos no Ensino Superior
Resumen
Durante a pandemia da Covid-19 nos anos de 2020 e 2021, as IES passaram a adotar um regime de aulas remotas, o que possibilitou que os estudantes prosseguissem com seus estudos. Este estudo busca responder ao questionamento: quais os recursos e estratégias metodológicas foram utilizadas na disciplina de Libras, por professores surdos, durante o período de pandemia no Ensino Superior? E quais os principais desafios enfrentados? Como objetivos procura-se investigar as práticas docentes realizadas de forma remota durante a pandemia na instituição de origem do docente. Como objetivos específicos busca-se descrever os desafios enfrentados por professores surdos no ensino superior durante a pandemia nos anos 2020-2021 e, verificar se houve mudanças no trabalho realizado antes e depois do período de pandemia. A metodologia utilizada foi a do tipo qualitativa, através de um estudo de caso. Utilizou-se, como instrumento de pesquisa, de um questionário que foi enviado aos três sujeitos - docentes surdos, em formato de vídeo em Libras. O questionário possui oito perguntas que foram respondidas pelos docentes. Percebe-se que as principais plataformas utilizadas durante a pandemia foram o Google Meet para webconferências e o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem. No ensino da Libras, denominado como um sistema linguístico de natureza visual motora e com estrutura gramatical própria, existe uma grande importância na questão da visualidade. Após análise dos resultados, foi possível concluir que os professores utilizaram-se de muitos materiais de recurso visual como vídeos, imagens e textos nas aulas remotas, enquanto tiveram a dificuldade de acompanhamento dos estudantes e problemas de conexão com a internet, fator que afetou também os estudantes.
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