Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorLopes, Luiza de Souza
dc.date.accessioned2024-01-24T12:43:10Z
dc.date.available2024-01-24T12:43:10Z
dc.date.issued2023-02-03
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31262
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.por
dc.description.abstractEl presente estudio tiene como objetivo realizar reflexiones sobre la constitución de la docencia, más específicamente considerando la configuración de la escuela contemporánea. En ese contexto, se buscó reflexionar sobre la constitución de la docencia en las escuelas contemporáneas, comprendiendo cómo se configura la escuela en la actualidad y las demandas que la afectan, intentando problematizar como esta realidad ha afectado la constitución de los docentes que actúan en ella. Así, se utilizó como metodología de investigación una entrevista semiestructurada con dos profesores de diferentes áreas que enseñan en una escuela pública de Santa Maria/RS. Por medio del análisis de las entrevistas se pudo evidenciar que existen demandas únicas que son enfrentadas por cada uno de los docentes en el contexto escolar, así como aspectos que se repiten en ambas entrevistas. En particular, se pudo comprender que la falta de recursos materiales e infraestructura para el desarrollo de sus prácticas docentes, y los impactos provocados por el tiempo de la docencia a distancia, durante el contexto de pandemia ocasionada por la Covid-19, son aspectos que hoy afectan los profesores y su enseñanza. En este sentido, también se pudo evidenciar las diferencias de enseñanza entre los docentes, considerando la función que cada uno establece en este espacio, sus experiencias y valores, considerando que ellos encuentran diferentes conflictos en su práctica y a partir de su enseñanza, crean estrategias para defender la escuela, la educación y la profesión.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectContemporaneidadepor
dc.subjectDocenciaspa
dc.subjectEducaciónspa
dc.subjectContemporaneidadspa
dc.titleReflexões sobre a constituição da docência na escola contemporâneapor
dc.title.alternativeReflexiones sobre la constituición de la docencia en las escuelas contemporáneasspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO presente estudo objetiva realizar reflexões sobre a constituição da docência, mais especificamente considerando a configuração da escola contemporânea. Nesse âmbito, buscou-se fazer reflexões sobre a constituição da docência na escola contemporânea, compreendendo como se configura a escola na atualidade e as demandas que a atingem, procurando problematizar como esta realidade tem afetado a constituição dos docentes que atuam nela. Assim, foi utilizada como metodologia de pesquisa uma entrevista semiestruturada com dois professores de diferentes áreas que exercem a docência em uma escola da rede pública municipal de ensino de Santa Maria/RS. A partir da análise das entrevistas foi possível evidenciar que há demandas singulares enfrentadas por cada um dos professores no contexto da escola, e há também aspectos que recorrem nas duas entrevistas. Em especial foi possível compreender que a falta de recursos materiais e infraestrutura para o desenvolvimento de suas práticas docentes, e os impactos causados pelo tempo de ensino remoto, durante o contexto pandêmico, ocasionado pela Covid-19, são aspectos que hoje afetam a forma como eles se constituem professores e exercem a docência. Nesse sentido, também foi possível evidenciar que a partir das diferenças de atuação entre os professores, considerando o papel que cada um estabelece nesse espaço, suas vivências e valores, encontram conflitos diferentes em sua prática e a partir disso, criam estratégias para a defesa da escola, da educação e da profissão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto