Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSperoni, Karine Sefrin
dc.creatorBrunoro, Norma Matiello
dc.date.accessioned2017-07-20T11:58:14Z
dc.date.available2017-07-20T11:58:14Z
dc.date.issued2014-12-06
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3126
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe present work studied the implications of school management in educational work for the realization of quality education in a kindergarten school located in the urban area in the municipality of Soledad RS. In order to investigate, analyze and reflect how the pedagogical work in school is making relations and managers understand the work done by teachers and how teachers perceive the actions taken by the school management to qualify education in school and consequently in the city. It is characterized for being a qualitative research, desk research, which carried out an analysis of the political pedagogical project of the school investigated, mixed questionnaire with open and closed questions for the policy and teachers team, participant observations, since the search happened in the researcher's desktop. For the theoretical foundation for the following authors were used: Lück (2008, 2009,2010) Drabach (2009) Tardif (2005) Rossato (1996) Lima (2014) Oliveira (2007) Kramer (2005) Ferreira (2003, 2008) Paro (2007) Libâneo (2013) and Gil (1996, 1999). There was a brief background on democratic school management, the role of the director in democratic school management, school management considerations, the implications of the pedagogical work, educational work in early childhood education and teaching quality so as to support the discussion about the data produced by research. It was concluded, therefore, that to carry out educational work that qualifies the education program at the school actions are necessary as continuing education directed to each age group of children, purchase of teaching materials, toys, value of teachers and motivation for professionals working in the school. And that is reaffirmed the principles of democratic management to be made effective quality education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectTrabalho pedagógicopor
dc.subjectQualidade da educaçãopor
dc.titleAs implicações da gestão escolar no trabalho pedagógico para efetivação de uma educação de qualidadepor
dc.title.alternativeThe school management implications at work for effective teaching of a quality educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho estudou as implicações da gestão escolar no trabalho pedagógico para a efetivação de uma educação de qualidade em uma escola de educação infantil localizada na zona urbana no município de Soledade RS. Com o objetivo de investigar, analisar e refletir como ocorre o trabalho pedagógico na escola fazendo relações de como os gestores entendem o trabalho realizado pelos professores e como os professores percebem as ações realizadas pela gestão escolar para qualificar a educação na escola e consequentemente no município. Caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, pesquisa documental, em que realiza-se uma análise do projeto político pedagógico da escola investigada, aplicação de questionário misto com questões abertas e fechadas para a equipe diretiva e professores, observações participantes, visto que a pesquisa aconteceu no ambiente de trabalho da pesquisadora. Para a fundamentação teórica foram utilizados os seguintes autores: Lück (2008, 2009,2010) Drabach (2009) Tardif (2005) Rossato (1996) Lima (2014) Oliveira (2007) Kramer (2005) Ferreira (2003, 2008) Paro (2007) Libâneo (2013) e Gil (1996, 1999). Fez-se uma breve contextualização sobre gestão escolar democrática, o papel do diretor na gestão escolar democrática, considerações sobre gestão escolar, às implicações do trabalho pedagógico, o trabalho pedagógico na educação infantil e qualidade de ensino de modo a subsidiar a discussão sobre os dados produzidos pela pesquisa. Concluiu-se, portanto, que para a realização de um trabalho pedagógico que qualifique a educação na escola pesquisada são necessárias ações como: formação continuada direcionada para cada faixa etária das crianças, aquisição de materiais pedagógicos, brinquedos, valorização dos professores e motivação para os profissionais que trabalham na escola. E que sejam reafirmados os princípios de gestão democrática para que se efetive uma educação de qualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto