Instrumentos para ensino de educação financeira: o caso do Projeto Sumo Educacional
Visualizar/ Abrir
Data
2023-12-06Autor
Freitas, Juliana Silveira de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Educar financeiramente a população é uma necessidade que se torna cada vez mais emergencial,
tendo em vista, principalmente, as mudanças trazidas pelo uso de tecnologias que modificam
os processos financeiros, exigindo uma maior consciência dos cidadãos acerca de conceitos
financeiros e econômicos. Desse modo, é indispensável que a Educação Financeira seja
trabalhada desde a infância, dentro das salas de aula conjuntamente com os conteúdos das
disciplinas regulares. Pensando nisso, o Projeto Sumo Educacional, projeto de extensão da
Universidade Federal de Santa Maria, busca levar às escolas públicas de ensino o conhecimento
financeiro, através de metodologias ativas, principalmente jogos, que possam ensinar os
estudantes de forma leve e lúdica, aproximando a aprendizagem com sua realidade. Todavia,
com a aplicação da metodologia notou-se a necessidade de um método auxiliar capaz de
conceder as bases teóricas necessárias aos docentes e alunos. Sendo assim, o objetivo geral da
presente pesquisa se apresenta como avaliar as metodologias aplicadas no Projeto Sumo
Educacional e os objetivos específicos são mapear os materiais didáticos já existentes no ensino
de Educação Financeira e compreender a partir da visão de professores de ensino público os
benefícios e dificuldades da aplicação da metodologia fornecida em sala de aula. Nesse sentido,
apresenta como metodologia a exploração bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com
docentes de escolas públicas de ensino e formadores do projeto Sumo Educacional. Através dos
métodos utilizados, foi possível perceber a necessidade de um método capaz de ser adaptado às
demandas de cada turma e de cada escola, dando maior liberdade aos educadores. É importante,
também, que haja diálogo com as escolas e professores a fim de entender as metodologias de
ensino já utilizadas e buscar agregar dentro do que já é feito pelos docentes.
Coleções
- TCC Ciências Econômicas [123]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: