A alfabetização financeira de jovens em situação de vulnerabilidade social: uma análise qualitativa do impacto do Projeto Autonomia
Resumen
É notória a importância que a alfabetização financeira vem ganhando na vida das pessoas.
Segundo a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) desenvolvida
pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a inadimplência é uma
situação que atingiu 77,9% das famílias brasileiras em 2022. Não obstante, diversas pesquisas
já enunciaram que os cidadãos com baixos índices de conhecimento financeiro possuem uma
maior dificuldade na hora de gerenciar o seu dinheiro e de tomar decisões financeiras de
maneira racional e consciente. Nesse interim, vê-se a importância de se desenvolver nas futuras
gerações a consciência acerca do valor do dinheiro e de sua gestão. Entretanto, quando se denota
a insuficiência de medidas voltadas para inclusão de uma educação financeira de qualidade
dentro das escolas brasileiras, somada a ocasiões, em que o âmbito familiar é precário ou até
mesmo prejudicial para o seu desenvolvimento social, a tarefa de educar financeiramente
repousa sobre instituições de apoio social. Nesse contexto, o projeto Autonomia é uma
iniciativa que veio a surgir em 2023 com o propósito de suprir a demanda por tais
conhecimentos. O presente estudo objetivou analisar a influência do projeto Autonomia no
desenvolver da alfabetização financeira em jovens em situação de vulnerabilidade social, o
público-alvo do projeto. Utilizando-se da aplicação de entrevistas semiestruturas e de um
método observatório participante, pôde-se coletar, dar significado, e contextualizar
informações. Ao final do acompanhamento proposto, por meio da aplicação da análise de
discursos dada interpretação do pesquisador, foi analisado o impacto do projeto Autonomia,
focando-se em quatro constructos: satisfação, conhecimentos, impacto social e metodologias.
Os resultados obtidos apontam que o projeto foi bem-sucedido no que consta à satisfação, uma
vez que 6 dos 7 jovens acompanhados demonstraram intenso interesse nas atividades. Os
conhecimentos apresentaram resultados mistos, apesar de 4 dos 7 alunos terem postulado um
bom domínio dos conceitos ensinados, 2 jovens não foram capazes de discorrer de forma
convincente sobre nenhuma das temáticas, evidenciando fragilidades no modelo de ensino
usado pelo Autonomia. O constructo referente ao impacto social afirmou a capacidade do
projeto Autonomia de alfabetizar financeiramente, relatos expõem que 5 dos 7 jovens
acompanhados aplicam pelo menos um conceito apreendido no seu cotidiano, outrossim, ambos
os alunos que não o fazem se justificaram pelo fato de não estarem trabalhado, porem pretendem
aplicar o mais breve possível. Por fim, a análise de entrevistas realizadas com os professores
evidenciou 2 pontos fundamentais para que o projeto tenha sucesso em aplicações futura.
Primeiramente, são necessários professores de alto nível intelectual, dado a carga psicológica e
de adaptação de materiais envolvida. Segundamente, devido à dificuldade de fazer com que os
jovens participem ativamente das aulas, é primordial que a condução dos momentos de
engajamento coletivo seja feita com primazia, de forma a estender o período de aprendizagem.
Colecciones
- TCC Ciências Econômicas [121]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: