Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNegrini, Tatiane
dc.creatorPassos, Sabrina Nunes dos
dc.date.accessioned2024-01-29T12:55:55Z
dc.date.available2024-01-29T12:55:55Z
dc.date.issued2023-01-31
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31297
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe following work aims to analyze scientific studies that address high abilities/giftedness students associated with a disability or disorder, seeking to understand the terminologies employed. In order to obtain this information, a qualitative literature review was performed. After that, the research was carried out through the study of previously published works that discussed this topic, through searching on the CAPES Journals portal. After searching, five papers that addressed some terminology related to these students were analyzed. Finally, it was concluded that more than one terminology could exist, however, the most recurrent one on the analyzed papers was the “dual exceptionality” terminology, so that it is understood that the recognition of these terminologies is of paramount importance, as they provide knowledge mainly for those teachers in training in the Special Education course, as well as for teachers in practice, to better understand this public.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectAltas Habilidades/Superdotaçãopor
dc.subjectTranstornopor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectDupla excepcionalidadepor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectHigh abilities/giftednesseng
dc.subjectDisordereng
dc.subjectDeficiencyeng
dc.subjectDouble exceptionalityeng
dc.titleTerminologias utilizadas sobre alunos com altas habilidades/superdotação associadas a outra condiçãopor
dc.title.alternativeTerminologies employed on high abilities/giftedness students associated with another conditioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar estudos científicos que abordem sobre alunos com altas habilidades/superdotação associada a uma deficiência ou transtorno, procurando compreender as terminologias utilizadas. Para obter tais informações, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. A partir de então, a pesquisa se deu por meio do estudo de trabalhos já publicados que discutiam sobre esse tema, por meio de pesquisa realizada no portal de Periódicos CAPES. Após levantamento, foram analisados cinco artigos que abordavam sobre alguma terminologia sobre esses alunos. Por fim, concluiu-se que podem existir mais de uma terminologia, entretanto, a mais recorrente nos artigos analisados foi a terminologia ‘dupla excepcionalidade’, de modo que se entende que é de suma importância o reconhecimento dessas terminologias, pois estas fornecem conhecimento principalmente para aqueles professores em formação no curso de Educação Especial, assim como para os professores em atuação, para compreender melhor este público.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto