dc.contributor.advisor | Negrini, Tatiane | |
dc.creator | Kern, Angélica Cristina | |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T13:00:30Z | |
dc.date.available | 2024-01-29T13:00:30Z | |
dc.date.issued | 2022-08-19 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.citation | Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31299 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | The topic of high skills/giftedness involves several myths referring to the aspects of socio- emotional development of people with these characteristics. In this way, this study aims to analyze the perception of grown-up people with high skills/giftedness concerning their socio-emotional development and their implications in the family environment. This study is
characterized by qualitative research with a descriptive character. The participants of this research were four adult people identified with high skills/giftedness. A semi-structured interview script prepared by the researchers was used as an instrument for data collection. For the analysis of the results, 3 categories of analysis were created according to the proposed objectives. The main theoretical foundation was basead on Renzulli (2004) and Gardner (2000). Results indicated that the most admired features in themselves by the perception of the participants were: creativity, ability to solve problems, willingness to learn, and empathy; and the ones that bothered them the most were: procrastination, introspection, and the difficulty of socializing. Regarding socio-emotional development in the familiar context, participants highlight that empathy and the ability to help others positively implies the family environment, on the other hand, over-excitability, having incisive opinions, and not being understood in their
characteristics of high skills/giftedness imply a negative way in the family environment. By the obtained results, this study allows comprehending the reality that encompasses the socio- emotional development of adults with high skills/giftedness and the social and emotional recognition of their characteristics linked to the challenges of everyday life. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Altas Habilidades/Superdotação | por |
dc.subject | Adultos | por |
dc.subject | Desenvolvimento Socioemocional | por |
dc.subject | Special Education | eng |
dc.subject | High Skills/giftedness | eng |
dc.subject | Adults | eng |
dc.subject | Socio-emotional Development | eng |
dc.title | O desenvolvimento socioemocional de adultos com altas habilidades/superdotação: percepções e implicações no ambiente familiar | por |
dc.title.alternative | The socio-emotional development of high skills/super gifted adults: perceptions and implications in the family environment | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | A temática das Altas Habilidades/Superdotação envolve muitos mitos quando se refere aos aspectos do desenvolvimento socioemocional de pessoas com estas características. Desse modo, este estudo tem por objetivo analisar as percepções de pessoas adultas com altas habilidades/superdotação a respeito de seu desenvolvimento socioemocional e suas implicações
no ambiente familiar. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Os participantes da pesquisa foram quatro pessoas adultas identificadas com altas habilidades/superdotação. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada elaborada pelas pesquisadoras. Para a análise dos resultados, foram criadas 3 categorias de análise conforme os objetivos propostos. O embasamento teórico principal deu-se a partir de Renzulli (2004) e Gardner (2000). Os resultados indicaram que as percepções dos participantes em relação às suas características que mais admiram foram: a criatividade, capacidade de resolver problemas, vontade de aprender e empatia; e as que mais incomodam em si foram: a procrastinação, introspecção e a dificuldade de socialização. Em relação ao desenvolvimento socioemocional no contexto familiar, os participantes ressaltaram que a empatia e a capacidade de ajudar ao próximo implicam de forma positiva no ambiente familiar, e a sobre-excitabilidade, ter opiniões incisivas e não ser compreendido em suas características de altas habilidades/superdotação implicam de forma negativa no ambiente familiar. A partir dos resultados obtidos, o estudo permite compreender a realidade que abrange o desenvolvimento socioemocional do adulto com altas habilidades/superdotação e no reconhecimento social e emocional de suas características vinculadas aos desafios do cotidiano. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |