dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Assunção, Cintia dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T13:00:42Z | |
dc.date.available | 2024-01-29T13:00:42Z | |
dc.date.issued | 2022-08-19 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31300 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | The literature on the subject considers that collaborative work and teaching can
contribute in different ways in the learning process of students who have some type of
disability and/ or specific educational needs. In this context, the following objectives
guided this research, being: to seek knowledge about empirical studies in relation to
the work and collaborative teaching that are being carried out in Brazilian schools;
identify the work concepts and collaborative teaching of reference in each study carried
out; identify in the studies the aspects indicated as necessary for the practice of work
and collaborative teaching; specify in the studies the barriers pointed out for the
implementation of collaborative work and teaching. The methodological procedures
that guided the research were based on the method proposed in articles of systematic
reviews being carried out in two data sources eight scientific articles were selected for
the analysis and discussion of the results. The results indicate that the aspects
indicated as necessary for the practice of work and collaborative teaching are: the
support of school management/ management; sharing in the preparation and
execution of plans and evaluations of students; professionals, such as psychologists,
occupational therapists and speech therapists. Barriers to the implementation of work
and collaborative teaching have also been identified: unpreparedness of teachers to
work with students with physical disabilities; insufficient resources to work with
students with visual impairment; unwillingness for professionals to collaborate with
each other; lack of bonding; different times and spaces for planning; little
support/support from school management/management team. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Trabalho colaborativo | por |
dc.subject | Ensino colaborativo | por |
dc.subject | Educação Inclusiva | por |
dc.subject | Alunos com deficiência | por |
dc.subject | Necessidades educacionais específicas | por |
dc.subject | Collaborative work | eng |
dc.subject | Collaborative teaching | eng |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | Students with disabilities | eng |
dc.subject | Specific educational needs | eng |
dc.title | Trabalho e ensino colaborativo nas escolas brasileiras: um mapeamento por meio de uma revisão sistemática | por |
dc.title.alternative | Work and collaborative teaching in brazilian scholols: a mapping through a systematic review | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | A literatura especializada no assunto considera que o trabalho e ensino colaborativo poderão contribuir de formas diversas no processo de aprendizagem dos alunos que apresentam algum tipo de deficiência e/ou necessidades educacionais específicas.
Neste contexto, os seguintes objetivos orientaram essa pesquisa, sendo: buscar o conhecimento sobre os estudos empíricos em relação ao trabalho e ensino colaborativo que estão sendo realizados nas escolas brasileiras; identificar os conceitos de trabalho e ensino colaborativo de referência em cada estudo realizado; identificar nos estudos os aspectos indicados como necessários para a prática do trabalho e ensino colaborativo; especificar nos estudos as barreiras apontadas para a implementação do trabalho e ensino colaborativo. Os procedimentos metodológicos que guiaram a pesquisa tiveram como base o método proposto em artigos de revisões sistemática sendo realizada em duas fontes de dados: na Revista Brasileira de Educação Especial e na Revista Educação Especial, sendo selecionados oito artigos científicos para a análise e discussão dos resultados. Os resultados apontam que os aspectos indicados como necessários para a prática do trabalho e ensino colaborativo são: o apoio da gestão escolar/equipe diretiva; o compartilhamento na elaboração e execução dos planejamentos e nas avaliações dos alunos; articulação com outros profissionais, tais como: psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Barreiras para a implementação do trabalho e ensino colaborativo também foram identificadas, sendo: despreparo dos professores para atuar junto ao alunos com deficiência física; recursos insuficientes para trabalhar com alunos com deficiência visual; indisposição para os profissionais colaborarem uns com os outros; falta de vínculo; tempos e espaços diferentes para o planejamento; pouco suporte/apoio da gestão escolar/equipe diretiva. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |