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dc.contributor.advisorTonini, Andréa
dc.creatorAssunção, Cintia dos Santos
dc.date.accessioned2024-01-29T13:00:42Z
dc.date.available2024-01-29T13:00:42Z
dc.date.issued2022-08-19
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31300
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe literature on the subject considers that collaborative work and teaching can contribute in different ways in the learning process of students who have some type of disability and/ or specific educational needs. In this context, the following objectives guided this research, being: to seek knowledge about empirical studies in relation to the work and collaborative teaching that are being carried out in Brazilian schools; identify the work concepts and collaborative teaching of reference in each study carried out; identify in the studies the aspects indicated as necessary for the practice of work and collaborative teaching; specify in the studies the barriers pointed out for the implementation of collaborative work and teaching. The methodological procedures that guided the research were based on the method proposed in articles of systematic reviews being carried out in two data sources eight scientific articles were selected for the analysis and discussion of the results. The results indicate that the aspects indicated as necessary for the practice of work and collaborative teaching are: the support of school management/ management; sharing in the preparation and execution of plans and evaluations of students; professionals, such as psychologists, occupational therapists and speech therapists. Barriers to the implementation of work and collaborative teaching have also been identified: unpreparedness of teachers to work with students with physical disabilities; insufficient resources to work with students with visual impairment; unwillingness for professionals to collaborate with each other; lack of bonding; different times and spaces for planning; little support/support from school management/management team.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectEnsino colaborativopor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectAlunos com deficiênciapor
dc.subjectNecessidades educacionais específicaspor
dc.subjectCollaborative workeng
dc.subjectCollaborative teachingeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectStudents with disabilitieseng
dc.subjectSpecific educational needseng
dc.titleTrabalho e ensino colaborativo nas escolas brasileiras: um mapeamento por meio de uma revisão sistemáticapor
dc.title.alternativeWork and collaborative teaching in brazilian scholols: a mapping through a systematic revieweng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoA literatura especializada no assunto considera que o trabalho e ensino colaborativo poderão contribuir de formas diversas no processo de aprendizagem dos alunos que apresentam algum tipo de deficiência e/ou necessidades educacionais específicas. Neste contexto, os seguintes objetivos orientaram essa pesquisa, sendo: buscar o conhecimento sobre os estudos empíricos em relação ao trabalho e ensino colaborativo que estão sendo realizados nas escolas brasileiras; identificar os conceitos de trabalho e ensino colaborativo de referência em cada estudo realizado; identificar nos estudos os aspectos indicados como necessários para a prática do trabalho e ensino colaborativo; especificar nos estudos as barreiras apontadas para a implementação do trabalho e ensino colaborativo. Os procedimentos metodológicos que guiaram a pesquisa tiveram como base o método proposto em artigos de revisões sistemática sendo realizada em duas fontes de dados: na Revista Brasileira de Educação Especial e na Revista Educação Especial, sendo selecionados oito artigos científicos para a análise e discussão dos resultados. Os resultados apontam que os aspectos indicados como necessários para a prática do trabalho e ensino colaborativo são: o apoio da gestão escolar/equipe diretiva; o compartilhamento na elaboração e execução dos planejamentos e nas avaliações dos alunos; articulação com outros profissionais, tais como: psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Barreiras para a implementação do trabalho e ensino colaborativo também foram identificadas, sendo: despreparo dos professores para atuar junto ao alunos com deficiência física; recursos insuficientes para trabalhar com alunos com deficiência visual; indisposição para os profissionais colaborarem uns com os outros; falta de vínculo; tempos e espaços diferentes para o planejamento; pouco suporte/apoio da gestão escolar/equipe diretiva.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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