Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Sabrina Fernandes de
dc.creatorPrade, Eduardo
dc.date.accessioned2024-01-29T13:02:59Z
dc.date.available2024-01-29T13:02:59Z
dc.date.issued2022-08-17
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31303
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2022.por
dc.description.abstractEvery change in legislation comes from a long journey in search of social equity among minorities. That said, we sought through this research to analyze what Brazilian law of inclusion brought about in practical changes for PCD, through analysis of academic production, in the period between 2010 and 2020. The objective of this work was to verify the practical effect of the code and reflect on whether the changes in legislation were also changes in the lives of people with disabilities in a practical way and reported through academic production. In theory, there are two ways of positioning oneself before and discussing disability and its nuances in social life, one based on the medical model and the other based on the social model. Academic writings on the subject were initially analyzed through the pre- selection of reading the titles, after the abstracts, and finally reading the articles in full and exposed here in the body of the text. The precarious effectiveness of the current legislation is evidenced throughout the work and that the incessant search for social equity is a utopian objective to be achieved. As a result, it remained that the Brazilian Law of Inclusion brought in its promulgation a drastic change in terms of the look and definitions of the disabled person. This subject, who was once seen as incapable of expressing his wishes and desires, now has an active voice in society. The data that stood out encourage the need for a continuous search to remedy the paradigm of "accessibility", which is discussed about how to access without even having a conversation with the person with Disabilities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDireitospor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectDisabilityeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectRightseng
dc.titleO que mudou na produção na produção acadêmica acerca da pessoa com deficiência após a lei brasileira de inclusão?por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoToda mudança na legislação relacionada as pessoas com deficiência, subentende-se que provém de uma longa caminhada em busca da equidade social entre as minorias. Isto posto buscou-se por meio desta pesquisa analisar o que a Lei Brasileira de Inclusão acarretou em mudanças práticas para a PCD, por meio de análise na produção acadêmica, no período entre 2010 e 2020. O objetivo deste trabalho foi o de verificar o efeito prático do código legal e refletir se as mudanças nas legislações foram também mudanças na vida das pessoas com deficiência de forma prática e relatada por meio da produção acadêmica. Em teoria são evidenciadas duas maneiras de se posicionar diante e se discutir a deficiência e suas nuances de convívio social, sendo uma se baseando no modelo médico e outra com base no modelo social. Os escritos acadêmicos acerca do tema foram analisados inicialmente por meio da pré- seleção de leitura dos títulos, posterior aos resumos, por fim da leitura na íntegra dos artigos e aqui exposto no corpo do texto. Evidencia-se ao longo do trabalho a precária efetividade da legislação atual e que a incessante busca pela equidade social é objetivo utópico a ser alcançado. Como resultado restou que a Lei Brasileira de Inclusão trouxe em sua promulgação uma mudança drástica no que tange o olhar e definições da pessoa com deficiência. Sujeito este que outrora era visto como incapaz de expressar suas vontades e anseios passou a ter voz ativa em meio à sociedade. Os dados que se destacaram fomentam a necessidade de continua busca de sanar o paradigma de “acessibilidade”, o qual se discute sobre o como fazer acesso sem ao menos realizar uma conversação com a própria pessoa com Deficiência.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto