dc.creator | Oliveira, Jéssica Antunes de | |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T11:18:33Z | |
dc.date.available | 2024-01-30T11:18:33Z | |
dc.date.issued | 2023-12-01 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31310 | |
dc.description.abstract | School violence is a social problem that affects the human capital of the economy at a decisive
stage in school formation. The objective of this dissertation is to analyze violence in the publicschool environment, through three essays. Initially, we sought to analyze whether violence
could be transmitted between generations of classes, through the social interaction of students
over time. To this end, a School Violence Index (IVE) was constructed using the factor analysis
technique, using information from Saeb from 2011-2019 for students in the 9th year of
elementary school, based on six original variables, which are: attack on life, threat, robbery,
consumption of alcoholic beverages, use of drugs and possession of a weapon or firearm. This
indicator was then used as a dependent variable in a school violence equation, estimated using
the dynamic panel methodology (GMMsys), in which the lagged dependent variable is
incorporated on the right side of the equation. The results corroborate the “inertia effect” of the
school violence phenomenon. Secondly, the objective was to verify the existence of spatial
behavior of school violence. For this, IVE was used under the exploratory spatial data analysis
(AEDE) methodology. Once spatial autocorrelation was confirmed in the territory, the spatial
panel data methodology was implemented for the years 2017 and 2019. The existence of an
overflow of school violence between neighboring municipalities was confirmed, proving the
hypothesis of the “contagion effect” of violence school. Finally, we sought to analyze whether
the Happy Child Program (PCF) has the potential to reduce indicators of school violence for
students in the 5th and 9th year of elementary school, by strengthening family ties in the
community. To achieve this, the instrumented difference-in-differences methodology (DDIV)
is implemented. The results indicate that schools in the municipalities that joined the PCF have
lower school violence indicators. It is observed that the magnitude of the coefficients is greater
in milder cases of violence and with greater impact for the 5th year. The results remain robust
to placebo tests and different samples. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Economia da educação | por |
dc.subject | Ambiente escolar | por |
dc.subject | Violência escolar | por |
dc.subject | Primeira infância | por |
dc.subject | Painel dinâmico | por |
dc.subject | Painel espacial | por |
dc.subject | Diferenças em diferenças | por |
dc.title | Uma análise da violência no ambiente das escolas públicas brasileiras | por |
dc.title.alternative | An analysis of violence in the environment of brazilian public schools | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A violência escolar é um problema social que afeta o capital humano da economia em uma fase
decisiva da formação escolar. O objetivo desta dissertação é analisar a violência no ambiente
das escolas públicas, por meio de três ensaios. Em um primeiro momento, buscou-se analisar
se a violência poderia ser transmitida entre as gerações das turmas, através da interação social
dos alunos no tempo. Para isso, foi construído um Índice de Violência Escolar (IVE) pela
técnica de análise fatorial, utilizando as informações do Saeb de 2011-2019 para alunos do 9°
ano do ensino fundamental, a partir de seis variáveis originais, que são: atentado a vida, ameaça,
roubo, consumo de bebida alcoólica, utilização de drogas e porte de arma branca ou de fogo.
Em seguida, esse indicador foi utilizado como variável depende em uma equação de violência
escolar, estimada por meio da metodologia de painel dinâmico (GMMsys), em que a variável
dependente defasada é incorporada no lado direito da equação. Os resultados corroboram o
“efeito inércia” do fenômeno da violência escolar. Em um segundo momento, o objetivo foi
verificar a existência de comportamento espacial da violência escolar. Para isso, foi utilizado o
IVE sob a metodologia de análise exploratória de dados espaciais (AEDE). Confirmada a
autocorrelação espacial no território, foi implementada a metodologia de dados em painel
espacial para os anos de 2017 e 2019. Confirmou-se a existência do transbordamento da
violência escolar entre os municípios vizinhos, comprovando a hipótese do “efeito contágio”
da violência escolar. Por fim, buscou-se analisar se o Programa Criança Feliz (PCF) tem
potencial para reduzir indicadores de violência escolar para alunos do 5º e 9 º ano do ensino
fundamental, por meio do fortalecimento dos vínculos familiares na comunidade. Para isso, é
implementada a metodologia de diferenças em diferenças instrumentado (DDIV). Os resultados
indicam que as escolas dos municípios que aderiram ao PCF possuem indicadores de violência
escolar mais baixos. Observa-se que a magnitude dos coeficientes é maior nos casos mais
brandos de violência e de maior impacto para o 5º ano. Os resultados se mantêm robustos a
testes de placebo e diferentes amostras. | por |
dc.contributor.advisor1 | Becker, Kalinca Leia | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9082069520269585 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Lazaretti, Lauana Rossetto | |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Clailton Ataides de | |
dc.contributor.referee2 | Balbinotto Neto, Giácomo | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3343254070475821 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Economia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |