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dc.contributor.advisorTonini, Andréa
dc.creatorFreitas, Evelyn Rozalino de
dc.date.accessioned2024-01-31T13:57:52Z
dc.date.available2024-01-31T13:57:52Z
dc.date.issued2023-02-03
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31346
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis scientific paper was made as a Final Paper for the Special Education Degree of UFSM. That paper had the aim to research how the Universal Design for Learning (UDL) has been implemented at the Brazilian schools, in a general way, and specifically how it affects the learners with Dyslexia. The methodology used in this research was based on propositional method of systematic review papers. The portal Scientific Electronic Library Online – SciELO and the scientific journal portal of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES were defined as collection source. Among 17 results previously selected in the data base, only 9 comply with the inclusion requirements. The results point to the following: a) the audience for which the UDL was implemented in Brazilian schools embrace the Special Education’s target audience, include unspecified handicapped students, no handicapped students, college students and/or basic education’s teachers; b) most of professionals and participants of this research where linked to Education, however were identified people from other areas of activity, although this areas were related to pedagogical didactic processes and learning consistent with the aim of each investigation; c) Only one of the nine scientific papers do not point evidences of operationalization of three UDL principles (engagement, representation, action e expression), the other scientific papers comply with principles, but the practices were done differently; d) none of the scientific papers selected implemented the UDL in learners with Dyslexia, but it is likely, even though could exist paper in other sources not covered in this paper; e) just six paper among the nine selected accomplish research from the UDL principles and it improve the learning and inclusion, cause it was applied in studens with and without disability, one of the main purpose of UDL. It is concluded that UDL is a theme current, emergent and necessary to schools that aim as first goal Inclusive Education, so it is a basic to all the professionals involved in school environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesenho Universal para a Aprendizagempor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectEscolas Brasileiraspor
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectUniversal Design for Learningeng
dc.subjectInclusive Educationeng
dc.subjectInclusive Schooleng
dc.subjectBrazilian Schoolseng
dc.titleDesenho universal para a aprendizagem e a implementação nas escolas brasileiras: um estudo sobre a produção científicapor
dc.title.alternativeUniversal design for learning and implementation in brazilian schools: a study on scientific productioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO presente artigo refere-se a um trabalho de conclusão para o Curso de Educação Especial, licenciatura, da UFSM. O estudo teve o objetivo de investigar como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) está sendo implementado nas escolas brasileiras de uma forma geral, e especificamente aos alunos com dislexia. A metodologia utilizada teve como base o método proposto em artigos de revisão sistemática, sendo definida para a coleta de dados o Portal Scientific Electronic Library Online - SciELO e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Dentre os 17 resultados selecionados previamente nas bases de dados, apenas nove atenderam plenamente aos critérios de inclusão. Os resultados apontam que: a) o público para qual o DUA foi implementado nas escolas brasileiras, abrangeu o público-alvo da Educação Especial, incluindo alunos com deficiência sem especificação, alunos sem deficiência, acadêmicos(as) do Ensino Superior e/ou com professores da Educação Básica; b) a maioria das formações dos profissionais e participantes dos estudos é da área da Educação, entretanto, outras áreas foram identificadas sendo estas relacionadas aos processos didáticos pedagógicos e de ensino e aprendizagem condizente aos objetivos de cada investigação; c) somente um dos nove artigos não apontou indícios da operacionalização dos três princípios do DUA (engajamento, representação, ação e expressão), os demais estudos atenderam aos princípios, entretanto, as práticas ocorreram de formas distintas; d) nenhum dos artigos selecionados implementou o DUA com alunos com dislexia, porém, é provável haver publicações em outras bases de dados que não foram contempladas neste estudo; e) dos nove artigos, os seis que realizaram seus estudos partindo dos princípios do DUA, conseguiram promover a aprendizagem, mas também a inclusão, pois foram aplicados tanto com alunos com e/ou sem deficiência, sendo este um dos principais propósitos do DUA. Conclui-se que DUA é um assunto atual, emergente e necessário para as escolas que tenham como objetivo principal a educação inclusiva e, desta forma, basilar a todos os profissionais envolvidos neste contexto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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