Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMotta, Vaima Regina
dc.creatorJúlia, Rodrigues
dc.date.accessioned2024-02-02T14:55:00Z
dc.date.available2024-02-02T14:55:00Z
dc.date.issued2023-12-12
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31380
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Letras Licenciatura - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciada em Letras.por
dc.description.abstractThe Education of Youth and Adults becomes a modality of basic education according to the Law of Guidelines and Bases (Law/9.394/96). Since then, it is necessary to consider public policies that encompass this modality and how to propose methodologies that stimulate these individuals to critically reflect on the world. In this sense, the general objective of this work is to discuss the theoretical-methodological perspective of Literary Literacy as a possibility to promote a dialogical space in Adult and Youth Education. The specific objectives are: (a) To investigate the historical trajectory of Youth and Adult Education and Youth and Adult Education Integrated with Professional Education in Brazil in its relation to pedagogical practices involving literature characteristics for this public; (b) To verify to what extent official documents, such as the Law of Guidelines and Bases, National Curriculum Parameters, National Curriculum Guidelines, and the National Common Curriculum Base, contemplate and/or guide the work with literature in Youth and Aults Education; and (c) To reflect on Literary Literacy as a viable methodology for this modality. The methodology employed was a literature review research to discuss the historical panorama of Youth and Adult Education and Youth and Adult Education Integrated with Professional Education, the context of working with Literature and Literary Literacy (COSSON, 2006). The theoretical framework included legal and teaching guidance documents, such as the National Common Curriculum Base (BNCC), and laws and policies implemented for Youth and Adult Education, in addition to the theoretical foundations of COSSON (2006) (2020), ARROYO (2017), SOARES (2002), and DI PIERRO; HADDAD (2000). As a material for the analysis of Literary Literacy as a critical and transformative methodology in Youth and Adult Education Integrated with Professional Education, a basic sequence in the style of Rildo Cosson was analyzed to assess the potentialities of working with literature through Literary Literacy, enabling a dialogical approach and focusing on reader formation. It is concluded that the use of planning based on sequences elaborated by Cosson contributes to the pedagogical work of the teacher and enables critical formation through the reading of literary works. The application of this methodology can represent a significant advancement in promoting quality education for young people and adults, emphasizing literature as an enriching pedagogical component and forming a community of readers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramento Literáriopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectPROEJApor
dc.subjectEJA-EPTpor
dc.subjectLiterary Literacyeng
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subjectPROEJAeng
dc.subjectYAE-EPTeng
dc.titleLetramento literário na educação de jovens e adultos integrada à educação profissional: uma metodologia crítico-transformadorapor
dc.title.alternativeLiterary literacy in youth and adult education integrated with professional education: a critical-transformative methodologyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localCampus Sede, Prédio 40A - Santa Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Letras - Licenciatura - Português e Literaturas de Língua Portuguesapor
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos se torna uma modalidade da educação básica a partir da Lei de Diretrizes e Bases (Lei/9.394/96), desde então, é necessário pensar nas políticas públicas que englobam a modalidade e como propor metodologias que instiguem esses sujeitos a refletir criticamente sobre o mundo. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é discutir a perspectiva teórico-metodológica do Letramento Literário como possibilidade para promover um espaço dialógico na EJA. Como objetivos específicos, têm-se: (a) Investigar o percurso histórico da EJA e EJAEPT no Brasil em sua relação com práticas pedagógicas envolvendo literatura características para esse público; (b) Verificar em que medida os documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases, Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular contemplam e/ou orientam para o trabalho com literatura na EJA; e (c), Refletir sobre o Letramento Literário como uma metodologia viável para a modalidade. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa de revisão bibliográfica com uma breve análise representativa que se apropria do Letramento Literário como metodologia crítica e transformadora na EJA, foi realizado um movimento de análise em uma sequência básica nos moldes de Rildo Cosson, produzida pela autora e dinamizada em uma turma de EJA-EPT no ano de 2023, a fim de verificar as potencialidades do trabalho com a literatura a partir do Letramento Literário, possibilitando um trabalho dialógico e voltado à formação de leitores às vistas de discorrer sobre o panorama histórico da EJA e EJA-EPT, o contexto do trabalho com a Literatura e o Letramento Literário (COSSON, 2006). Utilizou-se como aporte teórico, os documentos legais e orientadores de ensino, como a Base Nacional comum curricular (BNCC) e as legislações e políticas implementas para a Educação de Jovens e Adultos, além dos fundamentos teóricos de COSSON (2006) (2020), ARROYO (2017), SOARES (2002) e DI PIERRO;HADDAD (2000). Conclui-se que a utilização de um planejamento baseado nas sequências elaborados por Cosson contribuem na prática do trabalho pedagógico do professor e possibilitam uma formação crítica a partir da leitura de obras literárias. A dinamização dessa metodologia pode representar um avanço significativo na promoção da educação de qualidade para jovens e adultos, destacando a literatura como um componente pedagógico enriquecedor e formando uma comunidade de leitores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples