Programa de ações afirmativas na UFSM: o ensino superior público sob o olhar de seus gestores
Abstract
Esta monografia apresenta os estudos realizados sobre as Ações Afirmativas na Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Nesse sentido, a questão que norteou todo este trabalho foi: Em que medida a implantação de um programa de Ações Afirmativas na UFSM pode contribuir para os processos de democratização no ensino superior? O objetivo primeiro deste trabalho está em compreender o processo de implementação do Programa de Ações
Afirmativas e as contribuições que este programa pode trazer para uma democratização do ensino superior. Para entender a implantação de políticas de Ações Afirmativas nas universidades, busco apreender, primeiramente, os processos de globalização e exclusão social. A partir disso, torna-se mais acessível o entendimento da questão democrática no contexto sócio-histórico-educativo brasileiro. Além disso, tais pressupostos servem de base para analisar a política de Ações Afirmativas no contexto da região sul-brasileira, dando-se ênfase a compreensão dos processos de implementação, acesso e permanência aos cursos da
UFSM. Tenho a convicção de que esta investigação se justifica pelo fato de vir a colaborar na formação e no aperfeiçoamento de professores, bem como na compreensão das políticas públicas de educação superior, sobretudo no que tange a Reforma Universitária. Foi partindo desses pressupostos que procurei com esta pesquisa compreender melhor como se dá esse processo, tendo como suporte, o diálogo com pró-reitores da UFSM. Assim, a presente monografia divide-se, sobretudo, em três capítulos. O primeiro, intitulado Políticas Públicas e Gestão no Ensino Superior: Discutindo compromissos sociais, discute os fenômenos da
globalização e da exclusão social pensando a realidade brasileira marcada por estigmas e discriminações. Além disso, apresenta algumas considerações sobre o processo democrático brasileiro e o panorama sul-brasileiro das cotas. O segundo capítulo Ações Afirmativas nas IES: o caso da UFSM aborda a ações de implementação, acesso e permanência. O terceiro capítulo Programa de Ações Afirmativas no olhar dos gestores analisa os dados obtidos através do diálogo com alguns pró-reitores da UFSM. O campo de estudos das Ações Afirmativas tem sido, nos últimos anos, espaço de grandes discussões o que tem provocado
um aumento considerável no número de pesquisas realizadas. A universidade configurando-se num espaço de construção de identidades, também precisa desempenhar o papel de mediadora no processo de construção de cidadania. A participação conjunta de professores, gestores, alunos e comunidade em geral se faz de fundamental importância. A ação conjunta de diferentes atores enriquece o planejamento e possibilita uma melhor atuação frente à diversidade escolar.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1014]