Pedagogias alternativas para a superação de métodos de ensino tradicionais para o cuidado com a infância
Resumo
O atual trabalho tem como defesa a tese de que o corpo é a unidade de
manifestação psíquica humana e que na infância deve ter seu espaço de autorregulação
através de uma educação para a autonomia e liberdade. Para tal, revisito o surgimento do
sentimento de infância ocidental e o surgimento da escola enquanto instituição de ensino e os
métodos de ensino usados nessa história recente. O sentimento de infância é dotado de
tensões e contradições (ora vista como inocente e pura, ora como ser que precisa ser
domesticado) seja no âmbito do ensino formal ou nas relações sociais com o ser criança, e a
infância enquanto momento da vida a ser protegido também faz parte da história ocidental
recente. A pedagogia se instala como metodologia de ensino após o surgimento da psicologia
enquanto ciência que a embasa, a partir desse movimento do século XIX há o surgimento de
pedagogias disruptivas que vão contra a corrente pedagógica capitalista e industrial.
Constata-se com este artigo que a criança aprende através de sua relação dialética com a
sociedade e que o seu corpo é o espaço de transgressão das regras sociais para expressar sua
unidade enquanto criança.
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