As consequências das produções de diagnósticos para o percurso escolar do estudante
Fecha
2022-08-19Autor
Silva, Fernanda Caroline Trindade da Silva
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O presente artigo refere-se a um trabalho de conclusão para o Curso de Educação Especial, licenciatura, da UFSM. O estudo realizado teve o objetivo de investigar as consequências das produções de diagnósticos para o percurso escolar do estudante no que se refere às barreiras e aos benefícios para a sua aprendizagem, desenvolvimento socioemocial e inclusão escolar. Os procedimentos metodológicos que guiaram a pesquisa tiveram como base o método proposto em artigos de revisões sistemáticas, sendo definida a base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) para a coleta de dados, em que foram selecionados dez artigos. Os resultados apontam que a busca por um diagnóstico, na maioria das vezes, se limita a classificações e rotulações, dado que essa prática sustenta os processos de medicalização e patologização. Alguns resultados apontam que existem benefícios com o estabelecimento do diagnóstico, pois os professores e pais dizem se sentir mais seguros nas intervenções e ações cotidianas, reduzindo incertezas, e assim conduzindo melhor as mediações pedagógicas havendo, desta forma, benefícios para o estudante em termos de aprendizagem, desenvolvimento socioemocional e inclusão escolar.
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