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dc.contributor.advisorCosta, Joacir Marques da
dc.contributor.advisorSilva, Leonardo dos Santos
dc.creatorsilva, Viviane Flores da
dc.date.accessioned2024-02-14T19:57:07Z
dc.date.available2024-02-14T19:57:07Z
dc.date.issued2023-12-11
dc.date.submitted2023-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31474
dc.description.abstractThis final work of the Full Degree Pedagogy Course, at the Education Center, at the Federal University of Santa Maria aims to analyze and understand how teaching practice can be rewarded to promote the recognition and appreciation of differences in the school context, especially in relation to issues of gender and sexuality. The study seeks to contextualize the culture of hate in the country, investigating its motivations and effects on society, especially on minority groups, such as LGBTQIAPN+ people and cisgender women. The research investigates gender and sexuality disparities in the classroom, identifying sociocultural processes that marginalize groups that distance themselves from the standards of cisheteronormative culture in Brazil, especially with regard to teaching. The objective is to understand how the promotion of pedagogical approaches that involve issues of gender and sexuality in the classroom educators working in the first stages of basic education, play an important role in transforming society, reflecting how education can be one of the tools responsible for reducing violence and the prejudice faced by LGBTQIAPN+ people and cisgender women in the country. This change would be facilitated through decolonizing pedagogical approaches, which not only challenge discriminatory foundations but also promote respect for difference in the school context. The research covers four chapters, from the introduction and context of the study to the reflection on how the results considered for a plural focusing on social equity. We used a qualitative approach as a methodology, with a descriptive objective of a hypothetical-deductive method, through bibliographic studies. Throughout this research, it will be possible to analyze challenges related to issues of gender and sexuality in teaching practice, based on the hypotheses of a comprehensive curriculum, continued training and teachers prepared to guarantee a school that represents all alternatives of being and existing, as well as their potential.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGêneropor
dc.subject. Sexualidadepor
dc.subjectPrática docentepor
dc.titleGênero, sexualidade e prática docente: desafios e perspectivas na educaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Noturnopor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria tem como objetivo analisar e compreender como a prática docente pode ser repensada para promover o reconhecimento e valorização das diferenças no contexto escolar, especialmente em relação a questões de gênero e sexualidade. O estudo busca contextualizar a cultura de ódio no país, investigando suas motivações e efeitos na sociedade, especialmente em grupos minoritários, como pessoas LGBTQIAPN+ e mulheres cisgêneras. A pesquisa investiga as disparidades de gênero e sexualidade no âmbito da sala de aula, identificando processos socioculturais que marginalizam grupos que se distanciam dos padrões da cultura cisheteronormativa no Brasil, especialmente no que se refere à didática. O propósito é compreender como a promoção de abordagens pedagógicas, que envolvam as temáticas de gênero e sexualidade em âmbito da sala de aula de educadores/as atuantes nas primeiras etapas do ensino básico, desempenham um papel importante na transformação da sociedade, refletindo como a educação pode ser uma das ferramentas responsáveis na redução da violência e do preconceito enfrentados por pessoas LGBTQIAPN+ e mulheres cisgêneras no país. Essa mudança seria facilitada por meio de abordagens pedagógicas decolonizadoras, que não apenas desafiam os fundamentos discriminatórios, mas também promovem o respeito à diferença no contexto escolar. A pesquisa abrange quatro capítulos, desde a introdução e o contexto do estudo até a reflexão sobre como os resultados contribuem para uma educação plural com foco na equidade social. Utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, com objetivo descritivo de método hipotético-dedutivo, por meio de estudos bibliográficos. Ao longo dessa pesquisa será possível analisarmos desafios relacionados às questões de gênero e sexualidade na prática docente, partindo da hipótese de um currículo abrangente, formação continuada de docentes preparados para garantir uma escola que represente todas as alternativas de ser e existir, assim como suas potencialidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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