Os desafios da prática pedagógica no estágio supervisionado em contexto escolar de vulnerabilidade social: um relato de experiência
Resumo
O estágio supervisionado é uma etapa muito importante no curso de Pedagogia, porém, há muitas
dúvidas em questão sobre quais desafios o acadêmico irá enfrentar. Este trabalho tem como objetivo,
apresentar relatos de uma experiência de estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino
fundamental, realizado em uma escola pública na cidade de Santa Maria, buscando refletir sobre os
desafios e resultados da prática de estágio supervisionado em contexto escolar de vulnerabilidade. A
metodologia proposta é de abordagem qualitativa, utilizando referências teóricas de autores como
Montessori (1992, 2017), Brasil (2018), Freire (1967, 1987, 1988), Fernandez (1992), Giordani (2011,
2017) entre outros, além de artigos científicos da área. Também foi utilizado como instrumento
metodológico, os relatos de experiência, a qual usufruiu de análise e releitura dos registros escritos no
relatório final do estágio dos anos iniciais do ensino fundamental. Para a realização das análises foram
estudados livros e artigos relacionados aos temas aqui propostos, junto às reflexões das experiências
vividas no estágio. A importância desta pesquisa está na necessidade do olhar sensível à iniciação da
docência, pois é preciso refletir sobre as inseguranças, dúvidas e obstáculos enfrentados pelo
estagiário no estágio supervisionado, a fim de contribuir com a formação de acadêmicos e pedagogos.
Entende-se que, o estágio, é uma prática fundamental que possibilita vivências essenciais para a
formação do pedagogo, atribuindo a teoria à prática, além de contribuir com seu autoconhecimento.
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