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dc.creatorGoncalves, Joshua Augusto Alves
dc.date.accessioned2024-02-20T13:59:56Z
dc.date.available2024-02-20T13:59:56Z
dc.date.issued2023-11-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31537
dc.description.abstractThis study aims to present the effect of science fairs and map these results in the state of Mato Grosso do Sul. Science fair actions are responsible for stimulating scientific research in basic education and bringing science to different regions of the country. Initially, it was necessary to investigate the portal from the CNPq website to understand the data made publicly available. Starting from the documentary analysis of the CNPq Science Fairs and Scientific Exhibition Promotion Notices, the results of the state of Mato Grosso do Sul were mapped, through the annals of events published from 2011 to 2022. Science fairs may or may not receive financial support from public bodies, which requires, as with any public policy, to make their results and impact available to society. The study points to the difficulty in presenting correct and easy-tounderstand data for the population. However, there is already concern among the responsible bodies to improve data dissemination. The research also points to the importance of the fair notice as a complement to other policies to encourage scientific research in basic education, however it was not possible to identify the impact that the fair notice can achieve, due to the lack of clear information, complete data, standardization and dissemination of information, which undermined the possibily to carry out an impact assessment for this public policy. Still, in the data mapped in the state of Mato Grosso do Sul, it is possible to find relevant results, with the production of several research projects being carried out by a good number of teachers and students, with the participation of different educational institutions, cities and states, in all areas of knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTransparência públicapor
dc.subjectFeiras de ciênciaspor
dc.subjectPesquisa na educação básicapor
dc.subjectAdministração públicapor
dc.subjectPublic transparencyeng
dc.subjectScience fairseng
dc.subjectResearch in basic educationeng
dc.subjectPublic administrationeng
dc.titleEdital de fomento das feiras de ciências: uma análise dos resultados da participação do estado de Mato Grosso do Sulpor
dc.title.alternativeNotice of promotion of science fairs: an analysis of the results of the participation of the state of Mato Grosso do Suleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar o efeito das feiras de ciências e mapear esses resultados no estado de Mato Grosso do Sul, por meio da análise dos anais de eventos. As feiras de ciências são responsáveis por estimular a pesquisa científica na educação básica e levar a ciência para diversas regiões do país. Em um primeiro momento, foi necessária uma investigação no portal do site do CNPq para compreender os dados disponibilizados de forma pública. Partindo da análise documental dos editais de fomento a feiras de ciências e mostra científica do CNPq, mapeou-se os resultados do estado de Mato Grosso do Sul, através dos anais de eventos publicados no período de 2011 a 2022. Essas ações podem ou não receber apoio financeiro de órgãos públicos, o que gera a obrigação, assim como qualquer política pública, de disponibilizar e apresentar seus resultados e impacto para a sociedade. O estudo aponta para uma dificuldade em apresentar dados corretos e de fácil compreensão para a população. Contudo, já existe preocupação dos órgãos responsáveis para melhoria da divulgação dos dados. A pesquisa aponta também para a importância do edital de feiras como um complemento a outras políticas de incentivo à pesquisa científica na educação básica, mas não foi possível identificar o impacto que o edital de feiras pode atingir, devido à falta de informação claras, dados completos, padronização e divulgação de informações, o que impossibilitou a realização de uma avaliação de impacto para essa política pública. Ainda assim, nos dados mapeados no estado de Mato Grosso do Sul, é possível encontrar resultados relevantes, com a produção de vários projetos de pesquisa sendo realizados por uma boa quantidade de professores e alunos, contando com a participação de diferentes instituições de ensino, cidades e estados, em todas as áreas do conhecimento.por
dc.contributor.advisor1Coronel, Daniel Arruda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9265604274170933por
dc.contributor.referee1Bender Filho, Reisoli
dc.contributor.referee2Silva, Mygre Lopes da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7434255056873487por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Públicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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