dc.creator | Goncalves, Joshua Augusto Alves | |
dc.date.accessioned | 2024-02-20T13:59:56Z | |
dc.date.available | 2024-02-20T13:59:56Z | |
dc.date.issued | 2023-11-13 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31537 | |
dc.description.abstract | This study aims to present the effect of science fairs and map these results in the state of Mato
Grosso do Sul. Science fair actions are responsible for stimulating scientific research in basic
education and bringing science to different regions of the country. Initially, it was necessary to
investigate the portal from the CNPq website to understand the data made publicly available.
Starting from the documentary analysis of the CNPq Science Fairs and Scientific Exhibition
Promotion Notices, the results of the state of Mato Grosso do Sul were mapped, through the
annals of events published from 2011 to 2022. Science fairs may or may not receive financial
support from public bodies, which requires, as with any public policy, to make their results and
impact available to society. The study points to the difficulty in presenting correct and easy-tounderstand data for the population. However, there is already concern among the responsible
bodies to improve data dissemination. The research also points to the importance of the fair
notice as a complement to other policies to encourage scientific research in basic education,
however it was not possible to identify the impact that the fair notice can achieve, due to the
lack of clear information, complete data, standardization and dissemination of information,
which undermined the possibily to carry out an impact assessment for this public policy. Still,
in the data mapped in the state of Mato Grosso do Sul, it is possible to find relevant results,
with the production of several research projects being carried out by a good number of teachers
and students, with the participation of different educational institutions, cities and states, in all
areas of knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Transparência pública | por |
dc.subject | Feiras de ciências | por |
dc.subject | Pesquisa na educação básica | por |
dc.subject | Administração pública | por |
dc.subject | Public transparency | eng |
dc.subject | Science fairs | eng |
dc.subject | Research in basic education | eng |
dc.subject | Public administration | eng |
dc.title | Edital de fomento das feiras de ciências: uma análise dos resultados da participação do estado de Mato Grosso do Sul | por |
dc.title.alternative | Notice of promotion of science fairs: an analysis of the results of the participation of the state of Mato Grosso do Sul | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é apresentar o efeito das feiras de ciências e mapear esses resultados
no estado de Mato Grosso do Sul, por meio da análise dos anais de eventos. As feiras de ciências
são responsáveis por estimular a pesquisa científica na educação básica e levar a ciência para
diversas regiões do país. Em um primeiro momento, foi necessária uma investigação no portal
do site do CNPq para compreender os dados disponibilizados de forma pública. Partindo da
análise documental dos editais de fomento a feiras de ciências e mostra científica do CNPq,
mapeou-se os resultados do estado de Mato Grosso do Sul, através dos anais de eventos
publicados no período de 2011 a 2022. Essas ações podem ou não receber apoio financeiro de
órgãos públicos, o que gera a obrigação, assim como qualquer política pública, de disponibilizar
e apresentar seus resultados e impacto para a sociedade. O estudo aponta para uma dificuldade
em apresentar dados corretos e de fácil compreensão para a população. Contudo, já existe
preocupação dos órgãos responsáveis para melhoria da divulgação dos dados. A pesquisa
aponta também para a importância do edital de feiras como um complemento a outras políticas
de incentivo à pesquisa científica na educação básica, mas não foi possível identificar o impacto
que o edital de feiras pode atingir, devido à falta de informação claras, dados completos,
padronização e divulgação de informações, o que impossibilitou a realização de uma avaliação
de impacto para essa política pública. Ainda assim, nos dados mapeados no estado de Mato
Grosso do Sul, é possível encontrar resultados relevantes, com a produção de vários projetos de
pesquisa sendo realizados por uma boa quantidade de professores e alunos, contando com a
participação de diferentes instituições de ensino, cidades e estados, em todas as áreas do
conhecimento. | por |
dc.contributor.advisor1 | Coronel, Daniel Arruda | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9265604274170933 | por |
dc.contributor.referee1 | Bender Filho, Reisoli | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Mygre Lopes da | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7434255056873487 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração Pública | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |