Framework para governança sustentável: um estudo multicasos em universidades brasileiras
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Data
2023-12-20Primeiro membro da banca
Martins, Cibele Barsalini
Segundo membro da banca
Madruga, Lucia Rejane da Rosa Gama
Terceiro membro da banca
Ávila, Lucas Veiga
Quarto membro da banca
Barros, Thiago Antônio Beuron Corrêa de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo teve como objetivo analisar a associação entre o modelo de governança sustentável
e o desempenho institucional no contexto das universidades federais brasileiras. A pesquisa
possui uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, operacionalizada por
meio de estudos de casos múltiplos, tendo sido utilizadas como fontes de evidências entrevistas
realizadas com onze (11) Universidades Federais no Brasil entre os meses de abril a julho de
2022 e a análise documental, utilizando a análise de conteúdo para fins de análise dos dados.
Os resultados revelam que existem associações entre as práticas de gestão relacionadas às
dimensões Environmental, Economic, Social, Governance and Education (EESGE) orientadas
aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o desempenho institucional que
contribuem para um modelo de governança sustentável nas universidades federais brasileiras.
Como principais evidências no que se refere as práticas de gestão para a sustentabilidade das
universidades analisadas nas dimensões ambiental, destacam-se o gerenciamento de resíduos,
a geração de energia, a recuperação de águas degradadas e as construções sustentáveis, as
campanhas de conscientização e educação ambiental; econômica, o investimento em energia e
infraestrutura, e compras públicas sustentáveis; social, planos e políticas institucionais para
atender um determinado grupo, ações de extensão com impacto na sociedade; governança, há
estruturas de governança com a finalidade de garantir boas práticas, o que demonstra a forma
de atuação dos diversos atores da instituição, associada a planos e políticas institucionais; e
educacional, as universidades federais brasileiras oferecem cursos de graduação e pósgraduação
com disciplinas voltadas para a sustentabilidade. Algumas universidades realizaram
a adesão a programas como a Agenda Ambiental na Administração Pública (Agenda A3P) e ao
Pacto Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). No que se refere às práticas
institucionais, todas as universidades federais afirmam que possuem um alinhamento com a
Agenda 2030 da ONU. Quanto às estratégias para promover a sustentabilidade, verificam-se
ações como de responsabilidade ambiental, de gestão de resíduos, de eficiência energética, e de
pesquisas. Muitos são os desafios da sustentabilidade para as instituições, como as questões do
orçamento, a gestão de recursos hídricos, a qualidade do ar, o consumo de carbono, a tecnologia
de ponta e os ataques cibernéticos. A análise do desempenho institucional das universidades
federais brasileiras indica que a maioria possui um bom desempenho em relação às práticas de
sustentabilidade, mas observou-se que ainda não há uma cultura ambiental institucionalizada e
que a falta de recursos inviabiliza algumas práticas de sustentabilidade. Foi elaborado um
framework integrando as temáticas governança e sustentabilidade denominada para fins deste
estudo como governança sustentável visando contribuir para o desempenho institucional.
Portanto, os resultados sugerem que considerar de forma integrada as práticas de gestão EESGE
e o desempenho institucional em universidades federais no Brasil pode proporcionar um olhar
estratégico para a sustentabilidade, e contribuir para a implementação de estruturas de
governança sustentável, criar valor público, alcançar um desempenho institucional superior,
bem como aprofundar os estudos referentes a esses temas.
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