O poder dos demônios: uma comparação das práticas de Jean Bodin e Jean de Nynauld acerca da atuação demoníaca na metamorfose em lobo
Fecha
2024-02-15Primeiro membro da banca
Bubello, Juan Pablo
Segundo membro da banca
Armani, Carlos Henrique
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A crença na metamorfose em lobo foi tema recorrente de sagas, contos e lendas, assustando e
aguçando a curiosidade de diversos sujeitos ao longo da história. Durante os séculos XVI e
XVII, a transformação de homens e mulheres em lobo se fez presente em inúmeros tratados
escritos pelos mais variados profissionais, dentre eles médicos e juristas que buscaram, a
partir das suas disciplinas, explicar e categorizar o que era a licantropia e de que forma os
demônios atuavam nesse meio. Como exemplos de escritores encontramos o jurista Jean
Bodin, com o tratado De la demonomanie des sorciers (1580) e o doutor em medicina Jean de
Nynauld, que produziu a obra De la lycanthropie, transformation et extase des sorciers
(1615). O primeiro buscou através de seu escrito explicar a possibilidade da transformação em
fera a partir da utilização das mais variadas fontes e de casos antigos e contemporâneos a sua
produção. Segundo o jurista, o mundo era permeado por espíritos bons e maus que, tendo
recebido diferentes ordens do Criador, atuavam punindo e recompensando os indivíduos.
Nesse caso, a licantropia foi tratada como uma punição divina arquitetada e ordenada por
Deus, que devido a sua onipotência e onipresença julgava os sujeitos de acordo com suas
ações. Já Jean de Nynauld, em oposição e desferindo diversas críticas a Bodin, argumentou
que a metamorfose não era possível, que o Criador não permitiria que tal atrocidade ocorresse
com a sua própria obra e que aqueles que afirmavam ser lobisomens estavam acometidos pela
doença chamada Licantropia Natural. Para isso, o médico utilizou principalmente obras de
Aristóteles e das máximas teológicas e filosóficas, pontuando que a transformação ia contra
os preceitos do direito e da razão. A partir das obras dos autores acima citados, podemos
perceber interações e disputas entre diferentes áreas e a interpelação de Bodin e Nynauld por
diferentes correntes filosóficas e mágicas do período, além de importantes influências da
Igreja Católica. A partir das fontes e por meio da História Cultural, principalmente das
postulações de Roger Chartier acerca das práticas, representações e discursos forjados pelos
sujeitos, buscamos entender a forma como os escritores procuraram impor sua autoridade
durante a categorização da licantropia e demonologia, assim como promoveram visões acerca
de quem eram os licantropos e da forma como eles deveriam ser tratados.
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