Saber e não-saber no estágio em psicologia clínica: um ensaio sobre o lugar da teoria na escuta psicanalítica
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Data
2023-12-12Autor
Bottega, Luiz Henrique Trentin
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Este trabalho pretende questionar o lugar da teoria psicanalítica a partir de
atendimentos psicológicos realizados por um estagiário de Psicologia durante o
estágio curricular na Universidade Federal de Santa Maria. Para isso, aposta-se em
uma escrita ensaística, que busca subsídios em elementos da psicologia social crítica
e da psicanálise. Propõe-se, primeiramente, realizar uma investigação acerca da
constituição do território das Psicologias enquanto um campo do conhecimento sui
generis e suas filiações epistemológicas, dando ênfase ao lugar ocupado pela
psicanálise na formação desses saberes oriundos da Modernidade. Posteriormente,
debate-se as diferentes perspectivas que a noção de teoria adquire no campo
psicanalítico, realçando os conflitos e contradições da área. Por fim, adentra-se na
experiência dos atendimentos psicológicos, questionando os lugares de saber e não saber que permeiam a escuta clínica. Encaminha-se que a teoria psicanalítica permite
ao estagiário, que por ela se orienta, uma escuta que sustente um não-saber. Essa
postura está fundamentada em uma posição teórica enraizada em certa concepção e
uso da linguagem, que recoloca no discurso do sujeito o lugar da ficção e abre
caminhos para a relação desta com uma noção de verdade.
Coleções
- TCC Psicologia [93]
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