dc.contributor.advisor | Roso, Adriane | |
dc.creator | Bottega, Luiz Henrique Trentin | |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T11:27:38Z | |
dc.date.available | 2024-03-08T11:27:38Z | |
dc.date.issued | 2023-12-12 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | BOTTEGA, L. H. T. Saber e não-saber no estágio em psicologia clínica: um ensaio sobre o lugar da teoria na escuta psicanalítica. 2023. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Psicologia - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31635 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Psicologia, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This work aims to question the place of psychoanalytic theory in psychotherapy
sessions carried out by an undergraduate Psychology intern during the academic
internship at the Federal University of Santa Maria. To do so, it relies on an essayistic
approach, drawing on insights from critical social psychology and psychoanalysis.
Firstly, this work proposes to investigate the formation of the territory of Psychology as
a distinctive field of knowledge and its epistemological affiliations, with a particular
focus on the position held by psychoanalysis in the development of these knowledge
areas that emerged from Modernity. Subsequently, different perspectives on the
concept of theory within the psychoanalytic field are discussed, highlighting the
conflicts and contradictions within this domain. Finally, the focus turns to the
experience of psychotherapy sessions, examining the realms of knowledge and non knowledge that permeate clinical listening. It is suggested that psychoanalytic theory
allows the intern, who orients his\herself through it, to engage in a listening that
supports a form of not-knowing. This stance is grounded in a theoretical position rooted
in a particular conception and use of language, which repositions the role of fiction in
the subject's discourse and paves the way for its connection with a notion of truth | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Psicanálise | por |
dc.subject | Epistemologia | por |
dc.subject | Escuta psicanalítica | por |
dc.subject | Psicologia Social Crítica | por |
dc.subject | Psychoanalysis | eng |
dc.subject | Epistemology | eng |
dc.subject | Psychoanalytical listening | eng |
dc.subject | Critical Social Psychology | eng |
dc.title | Saber e não-saber no estágio em psicologia clínica: um ensaio sobre o lugar da teoria na escuta psicanalítica | por |
dc.title.alternative | Knowledge and non-knowledge in the clinical psychology internship: an essay about the place of theory in psychoanalytic listening | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso Superior de Psicologia | por |
dc.description.resumo | Este trabalho pretende questionar o lugar da teoria psicanalítica a partir de
atendimentos psicológicos realizados por um estagiário de Psicologia durante o
estágio curricular na Universidade Federal de Santa Maria. Para isso, aposta-se em
uma escrita ensaística, que busca subsídios em elementos da psicologia social crítica
e da psicanálise. Propõe-se, primeiramente, realizar uma investigação acerca da
constituição do território das Psicologias enquanto um campo do conhecimento sui
generis e suas filiações epistemológicas, dando ênfase ao lugar ocupado pela
psicanálise na formação desses saberes oriundos da Modernidade. Posteriormente,
debate-se as diferentes perspectivas que a noção de teoria adquire no campo
psicanalítico, realçando os conflitos e contradições da área. Por fim, adentra-se na
experiência dos atendimentos psicológicos, questionando os lugares de saber e não saber que permeiam a escuta clínica. Encaminha-se que a teoria psicanalítica permite
ao estagiário, que por ela se orienta, uma escuta que sustente um não-saber. Essa
postura está fundamentada em uma posição teórica enraizada em certa concepção e
uso da linguagem, que recoloca no discurso do sujeito o lugar da ficção e abre
caminhos para a relação desta com uma noção de verdade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |